29 de março de 2009

Prendas para Carlos Queiroz

Pelo seu excelente desempenho à frente da Selecção Nacional;
Pelo excelente futebol que há muito tempo não viamos a selecção jogar;
Por aumentar enormente as nossas esperanças em ganahr o Mundial de 2010.

Carlos Queiroz merece um prémio. MAs não deve ganhar um prémio qualquer. Queiroz deve ganhar um prémio que sirva sobretudo para ajudar ainda mais a nossa selecção.

Estes são os prémios que proponho para Carlos Queiróz:



Probabilidades e Estatística

Tem o seu quê de irónico que Portugal tenha perdido, pela primeira vez em muitos anos, a hipótese de estar presente numa fase final no estádio do clube que moveu uma guerra sem Quartel ao anterior treinador - o mais bem sucedido de toda a história da Selecção Nacional.
Não vi o jogo, mas a selecção e Queiroz devem ter saído debaixo de uma chuva de aplausos, sobretudo de Pinto da Costa, que assim volta a ver a selecção como sempre a gostou de ver:
Aguardo também pelos:
  • Elogiosos comentários de Rui Santos ao excelente "trabalho" de Queiroz nesta campanha.
  • Mais um postal de Francisco José Viegas com o já usual "Não ganhamos, mas ao menos jogamos bem"

28 de março de 2009

Fiat-Lux

Acho esta coisa do Apagão electrico uma perfeita estupidez.

A electricidade é como a água de um rio, quando é produzida tem de ser consumida, se o consumo desaparece de um momento para o outro, a rede entra em sobrecarga e as centrais têm que ser desligadas de emergência, para já não falar em possíveis rupturas das redes de transmissão de alta tensão.

Ou seja, o apagão de uma hora promovido pelos fascista-ecologistas pode, na realidade, provocar um verdadeiro apagão de vários dias.

Por isso hoje, vou seguir o conselho do CAA.

Entre as 20h30 e as 21h30 vou ligar mais luzes que aquelas que preciso e vou cozinhar um jantar que ocupe as quatro placas electricas, o fogão e o micro-ondas. O meu PC vai permanecer ligado e a TV também, bem como o leitor de CD's vai estar no "stand-by,preparado para arrancar com o terceiro andamento da Sonata para piano Nº 2 em si bemol menor, Op. 35 de Chopin, para o caso de no Estádio do Dragão se produzir o Apagão da Selecção.

Em casa de Ferreiro ....

Parece incrivel que no maior aéropago da europa, de onde saem milhares de directivas e regulamentos de protecção à infância, maternidade, saúde e outros, não possua uma simples creche, para que as eurodeputadas possam deixar as suas crianças entregues aos cuidados de pessoal profissional, enquanto decidem sobre coisas importantes para o nosso dia-a-dia.
Foto roubada com carinho ao Jugular

Podia ter atirado as culpas para o Trânsito

Deselegante!
É o mínimo que podemos dizer da justificação do atraso do casal Sócrates/Câncio na estreia de uma Ópera no Centro Cultural de Belém.
Um casal cuja maior ambição é transformar o país naquilo que eles pensam ser "A Europa", deviam saber que na "Europa" quem chega atrasado a uma Ópera fica à porta e só pode entrar quando muda o acto.
A vaia que o casalito foi brindado não teve a ver com a politica seguida pelo governo presidido pelo elemento masculino do casal, nem sequer com alguma noticia opinativa escrita pelo elemento feminino. A vaia deveu-se única e exclusivamente ao facto de o público presente ser conhecedor e exigente no que toca às regras de etiqueta operática, coisa que o casal Sócrates/Câncio evidentemente desconhece.

22 de março de 2009

O Molete


O Embaixador Seixas da Costa escreveu dois postais sobre a influência das invasões francesas, tanto cá (O Vinho dos mortos) como lá (As Cartas Portuguesas de Sóror Mariana Alcoforado).
Uma outra influência das Invasões Francesas foi ...

O Molete

Reza a tradição que um soldado do exército de Soult, optou por ficar pelo Porto e aí se dedicou ao seu "métier" francês - Padeiro, introduzindo no País o "pain mollet", por oposição ao Pão Duro (Brôa), sendo adoptados imediatamente pelo povo portuense como "Moletes".

Mais obscura e enigmática parece ser o nome corrente em Lisboa de "Papo-Seco"

18 de março de 2009

Cada País tem aquilo que merece

A Jordânia tem a Rainha Rânia, e antes dela a rainha Noor. 
Nós por cá temos a Maria Cavaco
As duas têm no entanto uma coisa em comum:
Ninguém as elegeu! 
Mas a Jordânia não é uma República.

Millard Kaufman (1917-2009)

Morreu Millard Kaufman, criador do "Pitosga" Mr. Magoo, figura de um milionário excentrico, cuja miopia o fazia viver aventuras mirabolantes, sem dar por isso.
A maioria dos desenho animados de Mr. Magoo vi-os ainda antes do 25 de Abril. Mr. Magoo seria saneado da RTP no pós-25 de Abril, como todas as outras figuras dos desenhos animados americanos, substituídos pelos "Koniecs" de Vasco Granja. Ao contrário das figuras da Warner e da Disney, Mr. Magoo apenas muito esporádicamente voltou aos pequenos ecrâns portugueses.

A maneira de pensar da Esquerda jacobina

No caso do combate à SIDA, as posições oficiais da Igreja Católica, expressas por Sua Santidade o Papa Bento XVI são mais ou menos as seguintes e por ordem de importância:
  1. Praticar a "Castidade";
  2. Fidelidade para toda a vida entre parceiros;
  3. Nunca usar preservativo.

Ora bem:
O primeiro ponto muito poucas pessoas o praticam, mesmo as religiosas! A esquerda aplaude e eu também.
O Segundo ponto uma grande maioria não o pratica (Basta ter tido mais de uma namorada). A esquerda aplaude. Eu não aplaudo, mas já levo boa conta de namoradas.
Mas quando chegamos ao terceiro ponto e de acordo com as posições da esquerda jacobina, as pessoas que:
- Não seguem o primeiro ponto - recusam a castidade aconselhada pelo Papa;
- Não seguem o segundo ponto - Recusam assumir a fidelidade perpétua aos parceiro;
Quando chega ao uso do preservativo não o utilizam pela única razão, e apenas e só porque, o Papa assim o determina.

Ou seja para a esquerda Jacobina, o facto de as pessoas não gostarem do preservativo, ou não se sentirem à vontade com ele, ou apenas gostarem de arriscar, não conta. De acordo com ela, todo e qualquer ser humano que numa relação sexual não use preservativo, fá-lo única e exclusivamente porque a Igraja Católica o impõe.

Para a esquerda Jacobina, se um Muçulmano, Hindu, Animista, Xintoísta, Confuncionista, Budista não usa preservativo deve-se unicamente ao facto de o Papa assim o determinar, mesmo que estes nem sequer saibam o que é um Papa, nem o que ele diz.

Automóvel Clube de Portugal-No país das Carroças

Mais um panfleto do ACP dos anos 50, desta feita relativa às boas regras de utilização de Carroças.


Mais imagens AQUI

14 de março de 2009

Contador de Histórias

Delicio-me a ler o blogue do embaixador Francisco Seixas da Costa - Duas ou três coisas.
São pequenas e deliciosas histórias bem contadas de toda uma experiência de vida, tal como "Alto Volta" e "O Esquema".

Em Rio Maior a tradição já não é o que era.

Um energúmeno que batia na Mulher está barricado na sua casa de Rio Maior e cercado pela polícia.
Ainda por cima nem sequer tem a ombridade de fazer juz à tradição da terra e enfrentar a polícia com uma tradicional Moca de Rio Maior. Está a usar uma caçadeira!

Este país não é para Marnotos!

Já sabiamos que o regime português era insosso por várias razões:
- Não conseguimos distinguir o PSD do PS;
- Não se sabe se o PS é de esquerda ou direita;
- Temos um PM que propaga as boas práticas salutares e fuma às escondidas;
- A oposição de esquerda adora o folclore sem consequências;
- etc.

Agora o regime insosso resolveu insossar o resto do país

Ontem foi o sal, amanhã será a manteiga e num futuro muito próximo serão as salinas de Aveiro e da Ria Formosa a serem betonadas para apagar a memória do "ultra-venenoso" NaCl que aí se produzia.

13 de março de 2009

Automóvel Clube de Portugal

Nos meus papeis velhos encontram-se algumas curiosidades, com as quais me entretenho a colocar online para desfrute geral.
O
Automóvel Clube de Portugal em 1955 publicou uma série de panfletos sobre segurança rodoviária.
Este lembrava aos ciclistas o que era bom saber.
E o que era bom saber era o que dava direito a multas:


O que era imprudente fazer:

pois tinha consequências além das multas e do mais ...
Pois o dever era obedecer à Lei que Manda....

Mesmo que esta aconselhasse a usar as crianças como pára-choques....

Sendo sempre conveniente lembrar que as autoridades não eram inimigos, mas sim preciosos auxiliares.

Moda .....

Realiza-se este fim-de-semana a MODA LISBOA/ESTORIL.

Aviso aos incautos e distraídos - A MODA LISBOA/ESTORIL, caracteriza-se por não se realizar nem em Lisboa, nem no Estoril.

O Evento realiza-se na Cidadela de CASCAIS!!!!

9 de março de 2009

Da normalidade de um Porco a andar de Bicicleta

O João Eduardo Severino ficou chocado com o facto de árbritos acharem normal que um dos seus pares, 48 horas antes de um jogo, faça uma visita à casa do dirigente de um dos clube que vai apitar.

Eu confesso que isto já não me surpreende. Surpreendeu-me um pouco o facto de haver um Juíz Conselheiro que permaneceu mudo e quieto, perante actos de corrupção. Sempre pensei que é obrigação de cidadania, denunciar um crime sempre que dele se tem conhecimento. Mas parece que essa obrigação não se aplica a Juízes de direito.

No fundo e para não sairmos do Jargão futebolístico, relembro-me e faço minhas as palavras do, já falecido, árbrito Vítor Correia - "Ó meu amigo, eu desde que vi um porco a andar de bicicleta no circo, já não me admiro de nada neste país".

Longe de mim, e do Vitór Correia imaginar que passados 20 anos, não seria necessário ir ao circo para ver Porcos a Andar de Bicicleta. Hoje em dia vêmo-los todos os dias e ainda por cima aos milhares.




"Portugal Novo" ... A verdadeira acepção da frase

Infelizmente não é uma anedota, mas é curioso que num Bairro Social chamado "Portugal Novo" ocorram conflitos racistas, digo étnicos entre Ciganos, digo Povo Rom e Negros, digo Afro-Portugueses.

8 de março de 2009

Burrice Pública

Na semana em que comemora 19 anos, o Jornal "Público" bridou-nos com uma edição onde nos relembrava as gaffes ocorridas nas suas edições. A maioria das Gaffes eram gralhas ou simples erros que acontecem ao comum dos mortais. De fora ficaram as "burradas", peças que primam pela ignorância de quem escreve, quer por incompetência técnica, quer por ter que usar palas que impedem de ver para além do "politicamente correcto de esquerda", orientação que o jornal teve durante anos a fio e que, felizmente começa a perder.

Hoje ao folhear aquele suplemento com nome de piso de parque de estacionaento, deparei-me com uma "burrada" provocada por incompetência, para não dizer burrice chapada.

Na Página 2 do suplemento P2, aparece no canto inferior direito uma fotografia de um instrumento musical da zona de onde a família da minha mãe é originária., chamado "
Triquelitraque", onomatopeia do som que produz. No entanto o título é "Zaclitrac". Garanto que em Afife e Carreço, ninguém conhece esta coisa de Zaclitrac, ainda por cima escrito de modo a soar "estrangeiro", talvez porque o burro, digo Jornalista, que o escreveu achasse "Triquelitraque" uma parolada minhota, e resolvesse alterar o nome e a grafia para uma coisa que o citadino de Lisboa ou Porto achasse mais elevado culturalmente.
Para evitar este erro bastava digitar "Triquelitraque" no Google, existem milhares de referências a ele e nenhuma a Zaclitrac. Mas talvez o livro de estilo do Jornal não o permita, pois há quem diga que o "google nos torna estúpidos", mas neste caso deve ter sido a falta dele que tornou estúpido o jornalista que inventou o "Zaclitrac"

7 de março de 2009

Desculpas a quem?

Anda para aí meio Portugal e mais alguma coisa, a exigir que José Eduardo Martins peça desculpas a Afonso Candal.

Não sei porquê!

Quem insultou foi Afonso Candal. Afirmar que José Eduardo Martins estava ao serviço de "interesses", é um perfeito insulto, para quem mais não parece que um avençado do Grupo Mota-Engil, a única empresa beneficiária de uma lei que Afonso Candal propõe.

Para mim, a reacção de José Eduardo Martins só peca por defeito. Devia ter passado das palavras aos actos, pois esta é única linguagem que a família Candal entende.

Mais um Panfleto

No meu Google Site, coloquei mais um panfleto de propaganda Alemã da Segunda Guerra Mundial. O Panfleto está intitulado "O Conto da Estátua da Liberdade".
e conta, em 12 caricaturas, a história da Estátua da Liberdade que desce do seu pedestal, e quer ver o que os Americanos andam a fazer nas suas costas. O Presidente Roosevelt é o cicerone.

Como é usual neste material, não existe qualquer indicação de autor nem de data de publicação, a qual estimo que deve situar-se em 1941.
A maior parte das caricaturas, como a de cima, seriam hoje em dia alegremente republicadas pelo Bloco de Esquerda sem qualquer alteração ao desenho e textos nazis de há mais de 60 anos atrás.

5 de março de 2009

Levantar-se do Sofá e Arregaçar as mangas!

Tenho acompanhado com alguma sonolência e desinteresse o "Caso da petição".
Levantou-se uma enorme tempestade na Blogoesfera onde andam às cambadelas o Pacheco Pereira no seu Abrupto", O Pedro Correia e o João Vilalobos no Corta-Fitas, com trocas de acusações e outras coisas de politiquice barata.
Tal como escreve o João Távora, estou bastante preocupado com o facto de ver o meu país entregue à esquerda caviar, sobretudo a de pendor mais totalitário, como a que se esconde debaixo da designação BE, enquanto que a direita portuguesa se desertifica de elementos válidos e se perde em estúpidas querelas mais próprias de crianças mimadas, que de adultos com pretensões a governar um país.
É certo que a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa seria excelente para contrariar a de Vital Moreira, que iniciou já, decalcando a estratégia do seu lider, o seu processo de "coitadização" (Que culpa temos nós que o Doutor Vital seja a cara chapada do Avô cantigas!).
Nas manhãs do Radio Clube, Pedro Marques Lopes, lançou o nome de Marques Mendes como um candidato "excelente" às eleições europeias, que de excelente, só se for piada. Mas nessa mesma crónica, Marques Lopes diz uma verdade - As eleições europeias vão ser uma grande sondagem, que vai apagar todas as outras.
Por este motivo o candidato do PSD tem de ser bem escolhido, sob pena de em Junho o partido entrar numa auto-estrada para o Abismo de Outubro.
Se não for Marcelo o candidato, na minha modesta opinião, este deve ser Pacheco Pereira, por várias razões:
  1. A sua enorme competência e mais-valia demonstrada.
  2. Porque é alguém formado no combate político da esquerda, ideal para contrapôr à escola comunista de Vital Moreira.
  3. Porque sendo um dos melhores elementos que o PSD e o país tem, deve deixar de ser um manobrador de bastidores. E para "eminência parda" é demasiadamente "visível".
  4. Porque neste momento o País vive uma situação difícil, que no futuro próximo vai passar a ser crítica, e é necessário que todos trabalhem e passem das palavras aos actos.
Declaração: Concordo muitas vezes com a opinião de Pacheco Pereira. Se fosse ele o candidato contaria desde já com o meu voto.

4 de março de 2009

Colecções em Linha

Aproveitando a funcionalidade do Google Sites (Bastante fraquinha, diga-se), estou a colocar em linha algumas das minhas colecções de curiosidades.
Estão já "online" dois pequenos panfletos de propaganda do tempo da II Guerra Mundial, um Britânico. o "Dicionário Alemão-Nazi".


Cujo conteúdo foi publicado neste blogue vai para 5 anos e é o mesmo Pacheco Pereira, mostrou recentemente no seu abrupto, mas aqui com imagens restauradas em Photoshop, por mim.
Como mandavam nesses tempos as disposições neutrais Portuguesas de que espaço dedicado à propaganda inglesa fosse exactamente o mesmo que o dedicado à propaganda alemã, está também "online" o panfleto Alemão "
England Ahoi"

Futuramente outras curiosidades se seguirão.

3 de março de 2009

O Peres Méto-lo no ....

Peres Metello, o único homem à face da terra que acha que não vivemos em crise e que o governo presidido pelo presidente da sua entidade patronal é o melhor de toda a história de Portugal garantiu que ao contrário da OCDE afirma, as pensões não vão ser 50% do vencimento daqui a uns anos.
Apresentou os seguintes malabarismos:
  • As contas estão mal feitas...
  • Não é bem como eles dizem...
  • Mas daqui a 20 anos os Portugueses (ele não!) vão se reformar aos 67 ou até aos 70!
Grande Parvalhão

Golpe profundo na História da Alemanha

O Arquivo de Colónia (A torre do Tombo alemã) desapareceu hoje em poucos segundos, completamente engolida pela terra, resultado, ao que parece de umas obras de expansão do metropolitano desta cidade alemã.
Parece que há 9 desaparecidos e teme-se pela perda de milhares de documentos, alguns deles com mais de mil anos.

2 de março de 2009

Benfiquismo pelas ruas da amrgura

Eu sei que o mais ferrenhos e leais adeptos do Benfica vivem .... No Porto.

Mas por amor de deus, foram logo escolher o único deles que é atrasado mental (um tal de "serban"), para substituir o Ricardo Seara no "O dia seguinte".

Quem com ferro mata ...

Nino Vieira:
  • Pode ter sido um grande estratega da guerrilha;
  • Pode ter sido o principal responsável pela vitória do PAIGC em 1974;
  • Ganhou a guerra, mas não conseguiu ganhar a paz.
Foi abatido ontem da mesma maneira que abateu os seus inimigos. Sem direito a qualquer espécie de julgamento.

Não deixa saudades.

Apenas um estado falhado, que está hoje, pelo menos 100 anos atrasados, em relação ao ano de 1974.

"Segundo a versão oficial - em que ninguém pode acreditar - Agostinho Gomes
morreu vítima de uma «anemia profunda com avitaminose».
João da Silva, na versão oficial, foi morto, quando tentava fugir da prisão. A sangue frio.
André Gomes, no dizer oficial, enforcou-se com um fio eléctrico da prisão.
Lay Seck sucumbiu a um problema cardíaco.
Explicações para mortes inexplicáveis.
Explicações que não se dão relativamente a outros nomes.
Que é feito de Constantino Teixeira, Umaru Djaló, Julião Lopes, Agostinho de
Almada, Bacara Cassamá, Malan Gino Mané?
Onde estão Morgado Tavares,Armando Soares da Gama, Koté?
[...]
No fim das linhas fica-me a angústia de não ter mais do que perguntas.
Quem tem as respostas?"
No mês seguinte, Nino (João Bernardo) Vieira dava a resposta mandando fuzilar
mais seis "adversários
".



1 de março de 2009

Mau começo para o super-europeísta Doutor Vital

Em termos Europeus, a escolha de Vital Moreira para cabeça de lista pelo PS para a as eleições europeias é uma excelente escolha e vai melhorar a mediocridade do parlamento europeu, geralmente mais ocupado a fazer regulamentos europeus proteccionistas e a trabalhar como o diabo no "inferno português", que a fazer algo positivo pela União.
Em termos nacionais, tal como bem disse Sócrates, vai ser mais um português a trabalhar para a "Europa" e não para "Portugal". Vital Moreira vai trabalhar naquilo que sabe, e no qual é um dos melhores, e não se vai preocupar com as especificidades do seu país, cuja classe dirigente nunca teve, nem sequer em esboço, qualquer projecto europeu, fazendo com que hoje em dia Portugal esteja a sofre como ninguém as agruras de um sistema para o qual nunca foi preparado.
Vital Moreira que hoje e sempre (desde 1990, pelo menos) defendeu tenazmente a Europa, até mesmo as mais radicais posições federalistas, não pode, numa hora em que a crise internacional faz a União enfrentar o seu maior desafio da sua história, o qual se não não for vencido, pode pôr em causa a sua própria existência, desvalorizar o conselho europeu que hoje se realiza e ao qual o nosso Primeiro-Ministro é o único ausente dos 27 chefes de governo da União.
Por mais informal que seja este conselho, a situação gravissíma que vivemos é muito pouco formal. É altura de arregaçar as mangas e trabalhar. Apresentar como desculpa para a ausência, um congresso partidário de um país faz-de-conta, onde se falou sobre tudo menos sobre aquilo que hoje em dia aflige toda a nação portuguesa.

O Congresso do Oásis

Para quem seguiu o congresso do PS, pode ficar descansado.
Em Portugal:

  • Não há crise;

  • Não há desemprego;

  • Não há fome;

  • Não há sem-abrigos

Em suma:


PORTUGAL É UM OÁSIS

Crise, Desemprego, fome e sem-abrigos, não passam de uma campanha negra lançada por poderes ocultos.

Conspirador ao serviço de um poder oculto, a dormir numa paragem de autocarro

No foto acima, vemos membros de um poder oculto que insiste em apelar à mobilização para auxílio a familias carenciadas, desempregados sem subsídios, pessoas que não têm um tecto para se abrigar, que são coisas inexistentes em Portugal, pois o grande líder José "Kim il" Sócrates não falou disso no congresso do PS e aliás nem sequer vai à cimeira europeia dedicada à crise. Pois para que é que ele lá iria tratar de coisas que não afectam Portugal.