11 de junho de 2005

O outro deficit

Em Portugal, existe um outro deficit, mais importante que o financeiro, e que ninguém fala. Refiro-me ao deficit de informação. Sem informação não é possível a existência da liberdade, por isso em qualquer ditadura o controlo e manipulação das fontes de informação é a chave do poder.
Em Portugal este deficit é enorme, e ao contrário do deficit financeiro, este resulta de políticas deliberadas dos governos da republica, ciosos da manutenção das suas benesses e regalias, ocultam e dificultam o acesso à informação pelos Portugueses e no que toca às despesas da republica, saber onde se (mal) gasta o dinheiro dos nossos impostos, é um verdadeiro labirinto. O problema que se debatem os nossos políticos, é que hoje em dia, com a Internet, é cada vez mais difícil manter ocultar a informação, sobretudo quando à distância de um clique, sabemos quanto ganha Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal e sabemos quanto fica ao erário público britânico a sua família real, mas nem imaginamos quanto ganha Vítor Constâncio nem onde são gastos os 200 milhões de euros que cada um dos ministros da republica das nossa regiões autónomas tem de dotação orçamental anual.

No dia 2 de Junho enviei este correio electrónico para o ministro da republica da Madeira

Exmos Srs.
Desejaria que me pudessem fornecer uma cópia do último relatório
de contas das actividades desenvolvidas pelo Gabinete do Ministro
da República da Região Autónoma da Madeira.
Atenciosamente,
o vosso cidadão
Luís Miguel Bonifácio

Até hoje não recebi qualquer resposta.

Em relação ao deficit financeiro, eu acho que existe vida para além dele, mas em relação ao deficit de informação, enquanto este se mantiver, garanto que a liberdade nunca será plena.

Sem comentários: