18 de fevereiro de 2009

A Deusa Loura a caminho do Olimpo


Faleceu ontem em Cascais com 87 anos de idade Conchita Cintron, a deusa loira da Arte Tauromáquica.
Chilena de Antofagasta por nascimento, Peruana por adopção e Portuguesa por amor,desde criança que desejou ser matadora de Toiros.
Pisou a arena pela primeira vez em Janeiro de 1936, na histórica praça de Acho, em Lima. Seguiram-se êxitos na Colômbia, Venezuela, México e em Portugal, país de onde era originário o seu mestre de equitação, Ruy da Câmara.
Em Espanha foi proibida por lei (por ser mulher) de se apresentar a pé. Mas como não o era a cavalo, desafiou a lei e após a lide a cavalo apeou-se e entrou a matar, como resultado saiu da praça de Jaén para a prisão, seguida por milhares de aficionados que em plena época de repressão Franquista desencadearam um motim, o que obrigou à intervenção do governador da provincia, libertando imediatamente Conchita.

Retirada das lides em 1950, casou-se com Francisco de Castelo Branco e estabeleceu-se numa quinta da margem sul do Tejo oonde se dedicou à criação de cães.
Em 1967, Vasco Bensaúde legou-lhe a sua criação de Cães de Água, raça que tinha resgatado da extinção uma década atrás. Conchita, ao ver o desinteresse a que a raça era votada em Portugal, Conchita divulgou-a e promoveu-a nos Estados Unidos, onde hoje se encontra o seu maior efectivo, prestes a entrar, segundo rezam as crónicas, na própria Casa Branca. Em 1975, o Verão Quente porá um fim trágico à sua criação, que morrerá à fome e com doeças durante a ocupação selvagem da propriedade. Conchita e seu marido refugiar-se-ão no México de onde voltarão apenas 20 anos mais tarde.

Seria necessário esperar 50 anos até que uma mulher conseguisse chegar ao patamar que Conchita não conseguiu alcançar, mais precisamente a 13 de Junho de 2000, quando Sónia Matias, cavaleira de equitação e "toreria" mais deficiente, tirou a sua alternativa.

Publicou um Livro de memórias - "Memoirs of a Bullfighter" de Holt, Rinehart & Winston, 1968. ISBN 1199137138., o qual possuia uma introdução escrita pelo seu maior admirador, Orson Welles, onde a certa altura diz "Her record stands as a rebuke to every man of us who has ever maintained that a woman must lose something of her femininity if she seeks to compete with men"

5 comentários:

Anónimo disse...

A foto do cão de água pertence ao canil de Alvalade pertencente a António Cabral. Os cães de Conchita tinham o afixo do Al-gharb sendo os dois primeiros a chegar á américa Renasçensa do Al-gharb e Anzol do Al-gharb.

Luís Bonifácio disse...

eu sei.
Mas não consegu arranjar foto de um cão do canil Al-Gharb.

Luís Bonifácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Honrado disse...

A minha memória regista que antes de Sónia Matias chegou a tourear, a cavalo, Dália Cunha. Penso que nos anos 50/60.
Ruy da Câmara, Ruy Zarco da Câmara, teve como associado nessa escola de equitação de Lima que Conchita Cintron frequentou, Hermano Brancaamp Sobral, Conde de Sobral. Ruy da Câmara, penso que foi Cônsul de Portugal em Lima.

Fernando Honrado disse...

A minha memória regista que antes de Sónia Matias chegou a tourear, a cavalo, Dália Cunha. Penso que nos anos 50-60.

Ruy da Câmara, Ruy Zarco da Câmara, teve como associado nessa escola de equitação de Lima que Conchita Cintron frequentou, Hermano Braamcamp Sobral, Conde de Sobral. Ruy da Câmara, penso que foi Cônsul de Portugal em Lima.