26 de junho de 2007

Uma noite ataráxica

Ontem assisti ao pior prós-e-contras (só a 2ª parte) de que me lembro. Não ouve nem prós, nem contras, mas sim um programa cujo tema era o "Norte" mas que na realidade pouco saiu para além dos limites da circunvalação. Aliás quando saiu (Nuno Portas) a "moderadora" fez o favor de lhe cortar a palavra.
No ''palco" quatro "ataráxicos" e um presidente de câmara com overdose de "Benzidrina", falavam sobre os problemas do norte – canteiros da Avenida dos Aliados; Corridas na Boavista; Acrobacias aéreas sobre o Rio Douro; Rivoli; Estação de Pedras-Rubras.
Rui Rio: Fez propaganda às suas medidas e ao seu mandato e não saiu da área metropolitana. Se estava a falar para o país, ganhou! Era o único dinâmico no Salão. Sobre a indefensável renovação dos Aliados fez de “anjinho” – a culpa é do Siza.
Belmiro: Em vez de falar dos seus sucessos, o Multinacional empresário regionalizou-se, desculpando a sua má estratégia e aliança com espanhóis com um demagógico "Vitória de Lisboa contra o Porto" no caso PT.
Aproveitou a presença na TV para pressionar a aprovação de uns PIN no Douro, dizendo que a culpa era de Lisboa que não alterava uma Legislação, tal e coisa. Levou uma tampa de um vice da CCDR – "é preciso cumprir com as questões ambientais".
Ludgero: O pachorrento dinossauro da AEP queixou-se, e com alguma razão, do abandono da RTP-Porto. O demagógico "Dinheiro vai todo para Lisboa" era escusado.
Luis Portela: O único que esteve bem! Não se queixou, apresentou as suas ideias. Espero que o exemplo da Bial se replique. Só assim o norte terá hipótese.
Rui Moreira: Para a pessoa com maior experiência em frente às câmaras teve uma prestação muito abaixo do normal, defendeu o obvio e teceu a sua teoria sobre a perda de fundos para Lisboa, com tão pouca convicção que o cinzento Vice da CCDR, lhe ganhou, aparentemente, no confronto directo.
José Rodrigues: Sinceramente não esperava vê-lo tão Xé-Xé. Não vai a Lisboa há muitos e bons anos (está bastante mais decadente e suja que o Porto). Não percebi, e ninguém deve ter percebido, aquilo das “Bailarinas”.
D. Laura: Responsável pelo momento “gatos fedorentos” da noite. A bem do norte entreguem esta figurinha aos gatos, ou à sua irmã do sul – Linda Reis. Já basta o Manuel Serrão e o Tino das Rãs, mas esses ao menos falam por si, e não são líderes por uma pretensa associação de interesses.

Sobre o descalabro da estrutura industrial assente na exploração da Mão-de-obra barata nada. De como ultrapassar isso, nada! Apenas um chorrilho de jargão técnico da moda – Qualificação, empreendedorismo, inovação, etc e tal.

E Onde estava o resto do Norte?
Não há ninguém em Braga? Guimarães? Vila Real? Bragança? Será que as suas necessidades e a falta de amor-próprio são as mesmas que as do Porto? Ou será o que o Porto considera como paisagem não conta?

Sem comentários: