15 de junho de 2007

Voando sobre um ninho de cucos

Eduardo Pitta, pessoa que realmente percebe de literatura, parece ser, na Blogosfera, uma das que mais percebe de Aeroportos.
Eduardo não escreveu, até agora nenhuma "literatura técnica" sobre aeroportos, limitou-se a usar, e bem, uma ferramenta que todos nós possuímos e que a maior parte parece ter esquecido – O SENSO COMUM. Os seus textos sobre o assunto valem mais que os de certos escribas blogoesféricos, que alinham (mal) palavras sobre este assunto, como reputados especialistas se tratassem


Hoje em dia falta SENSO COMUM em toda a discussão sobre o NAER.
Falta SENSO COMUM ao governo que sempre que fala dá tiros no pé, e desde há muito tempo apenas emite, em defesa da OTA, argumentos que mais parecem ser do contra ou que para esse ponto de vista contribuem, pois pouca gente os entende.
Falta SENSO COMUM à oposição que é contra a Ota porque … é oposição.
Falta SENSO COMUM aos treinadores de bancada do Porto, que são contra qualquer localização, pois serão sempre contra toda e qualquer obra pública a sul do Mondego que custe mais que 1 €.
Uma coisa é certa, tal como diz Eduardo, A Portela não passa de um apeadeiro com movimento de aeroporto de média dimensão. Como se o movimento de comboios e passageiros da Estação do Oriente estivesse a ser feito numa estação como a de Vila Franca de Xira.
A Portela não serve! E com o aumento de tráfego o risco de um acidente aéreo no centro de Lisboa aumenta exponencialmente.

6 Mil milhões de euros (3 mil anunciados com os 100 % a mais, média das obras públicas nacionais) parecem-me um valor digno de uma repetição da “Salamancada do Sindicato Portuense”.

Para mim, Benavente (Alcochete) parece-me ser melhor alternativa que a OTA, apesar de o meu SENSO COMUM, ajudado pelo Google earth, indicar que os terrenos da Base Aérea do Montijo é que deveria ser o local correcto.

Nota: Quem tem SENSO COMUM são os nossos vizinhos que já estão a construir, sem haver lugar a discussões, um mega aeroporto em … Badajoz. Com certeza que não é para levar lá compradores de caramelos!

Sem comentários: