20 de julho de 2005

Lugares de Culto - O Dr. Sousa Martins

Uma das maiores crenças populares de Lisboa é o culto ao Dr. Sousa Martins.

José Tomás de Sousa Martins nasceu em Alhandra, a 7 de Março de 1843. Tira primeiro, o curso de farmácia e só depois de medicina e, em poucos anos, torna-se um dos médicos e cientista mais prestigiados do país, desfrutava de projecção internacional pelo estudo da tuberculose e das doenças nervosas. A luta contra a tuberculose fazia-o expor-se à doença, nos contactos diários e directos com os doentes terminais. Detinha-se junto deles, a amenizar-lhes o medo. Muitos morreram de mãos entre as suas, alguns viram-lhe auras estranhas sobre os cabelos. Aos seus alunos dizia: «quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso».
Contraiu a tuberculose e na madrugada de 18 de Agosto de 1897, o Dr. Sousa Martins, sem qualquer vontade de assistir à sua derrota perante a doença que sempre combateu, suicida-se. Antes de morrer escrevera: «a tuberculose, antes de arrancar a vida ao homem, faz dela um longo martírio, e do mártir um inválido».
Confidenciara ainda a um amigo que «um médico ameaçado de morte por duas doenças, ambas fatais (tuberculose e lesões cardíacas), deve eliminar-se por si mesmo».
Para a sua fama como médico o facto de atender doentes pobres sem lhes exigir qualquer encargo deu a Sousa Martins a aura de santo ainda mesmo em vida, Tendo essa aura aumentado ainda mais devido às circunstâncias trágicas da sua morte.

Este culto possui três locais de expressão da sua fé.
O Cemitério de Alhandra, onde se encontra o seu jazigo e onde duas vezes por ano, a 7 de Março e a 18 de Agosto, milhares de devotos visita e rezam sobre o seu túmulo.
A Estátua de Sousa Martins em Alhandra.
A Estátua de Sousa Martins no Campo de Santana, em frente à faculdade de medicina. Na base da coluna, aglomeram-se milhares de placas de mármore, uma por cada graça (milagre) concedida.

A primeira vez que visitei este local, a estátua ocupava o centro de uma rotunda. Rotunda essa então plenamente ocupada pelas placas e por centena de velas acesas. Hoje em dia e após obras de requalificação a estátua está integrada na placa pedonal do campo de Santana. Existem zonas próprias para se acenderem e queimarem velas e espaço adequado aos vendedores de bonequinhos e bustos do Dr.
Mas não há bela sem senão, e alguém completamente desprovido de bom senso arrumou as milhares de placas à pázada, numa brincadeira de mau gosto, apresentando o monte caótico que pode ser visto nas fotografias.

Eu não acredito nas capacidade milagrosas do Dr. Sousa Martins, e ele, se fosse vivo muito menos, mas o monte caótico em que as placas se encontram, para além de me chocar, revela uma grande falta de sensibilidade e desrespeito enorme, pela fé da gente simples que em nele acredita e que a ele recorreu para minorar o sofrimento, que um dia lhes bateu à porta.

É uma situação que as autoridades municipais de Lisboa deveriam rapidamente corrigir.


O Dr. Sousa Martins na Internet
Museu Sousa Martins
http://sousamartins.site.voila.fr/
http://www.cunhasimoes.net/cp/montra/Sousa_Martins.htm

28 comentários:

Anónimo disse...

A ti que não crês nele que te ilumine no teu caminho como ilumina a minha vida.

Anónimo disse...

Dr. Sousa Martins, eu te agradeço por teres vindo a dar paz à minha vida, atendido às minhas preces, atenuando as minhas angustias e ajudado a resolver o que te peço em aflição. Por estares mais perto de mim, sinto mais intensa, a luz, a energia e a sabedoria que recebes de Deus e me transmites.
Obrigado por estares comigo sempre.
LFV

Anónimo disse...

Dr. Sousa Martins agradeço a sua ajuda que me tem dado a mim bem como à minha familia e sei que em breve todos mas todos os meus problemas serão resolvidos. Peço que acompanhes a minha mãe na doença bipolar que ela consiga ter paz mental,espiritual e recuperar brevemente da sua desorientação nervosa.
Obrigado pela sua ajuda e agradeço o carinho e protecção.

Anónimo disse...

Dr.Sousa Martins!Naquela manhã q fui ao hospital c/ a minha mãe, n sabia q havia ali uma estatua tua. O destino quis q eu ficasse de frente para ti. Porquê?Acredito q este foi um sinal. Obrigado, intercede pela saúde da minha mãe q tanto tem sofrido. olha pelos estudos dos meus filhos, tu q foste prof. e tão bem ensinavas ajuda os meus filhos nos estudos.Obrigado, acredito q me estás a escutar.

Anónimo disse...

Obrigado dr Sousa martins pela sua ajuda para minha filha eu cree en voce, espero muito da sua ajuda .Obrigado para tudo

Anónimo disse...

Dr Sousa Martins ajuda-me. Acaba de vez com a angustia que me devora.Protege continuamente o meu filho, nos estudos e na vida. Faz dele um estudante brilhante cheio de sucesso. Cuida da vida profissional do meu marido e da minha.E conduz-me à obtenção de tudo o resto que te tenho vindo a pedir. Obrigado Dr Sousa Martins.

Anónimo disse...

Obrigado Dr. Sousa Martins pelas graças concedidas aquando da minha cirugia no hospital de Elvas.

Anónimo disse...

As palavras revelam-se escassas para agradecer a tua ajuda e o teu amor par com as preces que ameude te dirijo. Obrigado Irmão Sousa Martins, alma refulgente que mais do que uma vez me ajudás-te em momentos de grande alição e necessidade. Obrigado!

Anónimo disse...

Espirito de Luz, Amigo da Familia, que nos Acompanha e nos Guia! Quando Sentimos que nos ouve e nos ajuda nos momentos difíceis faz com que tudo se torne mais facil..
Ter o privilegio de Dialogar e poder receber em troca das suas sabias palavras faz.nos sentir ainda melhor.

Eternamente Grato,
RS

Anónimo disse...

Que nunca em causa se ponha o seu AMOR e DEDICAÇÃO pelo próximo , agradeço-te Irmão o que por mim tens feito , obrigado por nos escutares e nos iluminares com a tua LUZ DIVINA . A tua atenção para connosco que te chamamos é sempre com FÉ que nos respondes , pois é com FÉ que te devemos procurar .

Com todo o respeito
eu te agradeço

José Luís César vicente

Anónimo disse...

Agradeço todos os dias a tua presença na minha vida..Só soube da tua existência aquando da minha estadia em Lisboa quando me tratei de uma leucemia.Na altura pedi te com toda a minha fé que fosses sempre o meu anjo da guarda,e tu aceitaste.Obrigado Sousa Martins por nunca me abandonares,e peço te também que me ajudes a concretizar o que mais desejo se assim for a vontade de Deus.

Anónimo disse...

a ti meu querido Sousa Martins peço desculpa por ao te rezar todos os dias mas trago-te no meu coração e acredito que estas comigo todos os dias,que me cobres da tua luz e que estás a olhar por mim e pelo maeu lar.obrigado por seres meu amigo obrigado por eu saber que estas ao meu lado e me das forças para esperar pela paz e harmonia do meu lar.aguardo esse dia em que tudo volta ao normal.

Anónimo disse...

Agradeço a Deus, para o resto da minha vida, por estar a viver as alegrias do Irmão Sousa Martins. Não encontro palavras para descrever a minha fé imensa, alimentada pelas graças do nosso Irmão. Obrigado Irmão por tudo o que tens feito pela minha familia.

Anónimo disse...

Meu querido Irmão Sousa Martins, não tenho palavras para lhe agradecer tudo o que tem feito por mim. Sei que no Céu intercedeu junto de Jesus por mim e pela minha Mãe. Peço-lhe encarecidamente que interceda agora, também, pelo meu filho.
Eternamente grata.
Flor

Anónimo disse...

Há dois dias tive o privilégio de visitar pela primeira vez a tua estátua e estar à tua frente, o que me muito me comoveu, peço-te que me concedas o pedido que te fiz, me dês essa grande alegria.
Serei eternamente grata. Isabel

Unknown disse...

Dr. Sousa Martins

Tu que já me ajusdaste num momento de grande angústia e que tens restado presente ao longo do meu caminho, ajuda-me mais uma vez, ajuda-me a sair daqui, ajuda-me a encontrar a serenidade e o equilibrio, ajuda-me a ter harmonia na minha vida e a ajudar aqueles que precisarem.

Anónimo disse...

Uma vez mais aqui estou para em primeiro lugar te Agradecer toda a ajuda que me tens dado , toda a força que em Ti vou buscar , e Agradecer mais ainda a tua presença na minha vida . Sei que estás sempre do meu lado , provas se as precisasse , não faltariam , mas não preciso porque acredito em Ti mesmo não Te vendo , acredito em Ti como uma Dádiva de DEUS , que Te enviou para nos poderes valer e ajudar , existem situações na vida em que não é preciso nem ver nem mexer para saber que alguém ajudou , num problema ou numa situação aflitiva , sei que tu me ajudas , pois é contigo que falo e a Ti Te peço tanta vez , pela protecção para mim e para a minha família , como já Te pedi para me mostrares o caminho certo na hora da dúvida e Tu deste-me o sinal de qual eu devia percorrer . És o espírito de Luz que DEUS nos envia És o manto de protecção de quem precisa . És um amigo , um irmão atento , um anjo que nos guarda e nos acode , que nos escuta e aconselha , que nos mostra que a Fé é o milagre que todos procuramos dentro de nós . O Amor que nos tens e a dedicação com que nos atendes e nos ouves é infindável .
Obrigado de todo o meu coração por tudo o que tens feito por mim e por todos os que te procuram .
Anjo de DEUS que nunca nos abadonarás , humildemente te peço , ajuda-me a aumentar mais a minha Fé , pois é através dela que por Ti sou escutado , atendido e por ela Tu intercedes por nós junto do Altíssimo Pai do Céu - Deus Nosso Senhor .

José Luís César Vicente

Anónimo disse...

Obrigado. Pedi-te muito e tu ouviste as minhas preces. Sabes que ainda estou aflita, ajuda-me mais uma vez. Resolve este problema por favor. Todos os dias te agradeço, bem hajas e louvado seja o Senhor por nos ter dado um espirito tão cheio de luz e bondade. Graças a Deus.

Anónimo disse...

TODAS PALAVRAS ESCASSAS SÃO PARA ELOGIAR TÃO BRILHANTE ESPIRITO DE LUZ COMO DR. SOUSA MARTINS QUE DEUS NO DEU. AMBOS SEJAM LOUVADOS COM RESPEITO E MUITA E MUITA FÉ ! VI.

Anónimo disse...

Obrigado Irmão por mais um dia , por mais um mês , por mais um ano .
Obrigado por nunca faltares a todos nós que Te chamamos e Te pedimos ajuda para obtermos através de Ti as Graças do Senhor Nosso Deus e Nosso Pai . A saúde Te pedimos , o pão nosso de cada dia Te pedimos ajuda para o alcançar , a Paz nas nossas vidas Te pedimos para nos trazeres , tantas coisas e tantos pedidos te fazemos Irmão , mas Tu estás sempre dísponivel para nos ouvires e valeres .
Irmão Sousa Martins , que seria de nós se tu não intercedesses por nós junto do Altíssimo Jesus Cristo ?
Nestas ultimas horas desta ano que finda , eu Te agradeço por tudo o que me deste e me ajudaste , deixo aqui expressa a minha mais profunda gratidão a Ti Ser de Luz e de Verdade que com o teu manto de médico nos curas e com a Tua Luz Divina nos iluminas os caminhos .

Obrigado Irmão

José Luís César Vicente

MINDACATY disse...

A TI MEU AMIGO DR KE ATRAVEZ DE DEUS ME ALEVIAS A DOR OBRIGADO POR ESTARES A MEU LADO

Anónimo disse...

EU FUI ATENDIDO NO MEU PEDIDO DE SAÚDE,AO DR. SOUSA MARTINS,O MEU OBRIGADO PELAS GRAÇAS COCEDIDAS

andreia disse...

Drº Sousa Martins, por favor cuida da mimha querida filha.Os médicos não sabem o que ela tem mas Tu com a ajuda de Deus vais cura-la.
OBRIGADA

Anónimo disse...

eu nao o conhecia mas peço que ajude o meu filho que esta muito doente peço que o ajude\ obrigada

Anónimo disse...

O meus Irmão evitão de estar sempre a agradeser, Eu vou vos ajudar me breve, digo isto de palara, vos credes ou não mas o André Carvalho Messageiro da minha palavra vai nos ajuda pela sua voz e pelo o seu corpo emprestado para vos falar.
Obrigado eu.
Que crede me mi
prometo vos ajuda e apareser entre estes 3 anos neste corpo... mas so para dizer que eu ainda nao estou nese corpo me breve meus Irmão.

Anónimo disse...

Obrigado Dr. Sousa Martins por tudo o que tendes feito...

miguelarcanjo disse...

DR SOUSA MARTINS MEU GUIA E MEU SALVADOR DA MORTE AO NACER podem chamarem burxo ou anti-cristo nao me importo conformr me jugarem sereis julgados sou esprita mestre reki pastor mormon consagado catolico e cartomante tenho muita fe em n.s,aparecida em jesus cristo deus pai por isso nao temo niguem heide fazer vir tudo a portugal estou na cidade guarda so necito ler os livros sagardos pois o chacra da coroa e coraçao abriam se em fatimaMiguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "CASA DO MANEL" RegioesTV RTV Link: https://www.youtube.com/watch?v=CG9ys0FiIcs Miguel Arcanjo http://espiritadospobres.webnode.pt/http://espiritadospobres.home.sapo.pt/ http://youtu.be/WaKk3iz5-9Q Miguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "PEDRA D´AUDIÊNCIA" RegioesTV RTV Link-1ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=3D_C_rI61G4 Link-2ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=TLlLpRRqKb4 so falta fazer o curso diacono catolico mas nao desisto das cartas so peço que rezem por mi
http://espiritadospobres.webnode.pt/
CASA DO MANEL PGM 92 PARTE 2docid=502012333&prefer=lang
http://www.espritadospobres.home.sapo.pt

Unknown disse...

Quando se entra à porta do cemitério onde está o jazigo do Dr Sousa Martins sente-se algo. É notório.