19 de julho de 2005

Locais de Fé - Nossa Senhora de Aires

Á primeira vista, a Igreja de Nossa Senhora de Aires (a 5 Km de Viana do Alentejo), parece uma versão reduzida da Basílica da Estrela. Como a sua construção teve início em 1744, 32 anos antes da Basílica da Estrela, podíamos ser levados a pensar que esta igreja serviu de modelo à irmã maior de Lisboa. No entanto foi esta última que influenciou a sua traça final.

A Igreja de N. Srª de Aires foi consagrada em 1760, mas só em 1790 foi iniciada a construção da frontaria e das duas torres sineiras, sendo a igreja novamente consagrada em 1804.
A imagem venerada de N. Srª de Aires é uma pietá em pedra de Ançã do Século XV.
Por si só, a Igreja de Nossa Srª de Aires é motivo para um desvio no caminho. Mas esconde, na sua sacristia um tesouro composto pelas oferendas dos peregrinos, com particular destaque para os Ex-Votos.

Os ex-votos representavam graficamente o agradecimento pela graça concedida, e geralmente representavam o motivo pelo qual, ela tinha sido pedida.
Nos ex-votos expostos, todos do Século XIX, a grande maioria referem-se a curas milagrosas.

ou ao restabelecimento milagroso após acidentes, normalmente fatais.


Os ex-votos são bastante similares, o que me leva a pensar que existiria um ou dois pintores a quem os peregrinos encomendariam os trabalhos.

Os ex-votos, como pinturas realizadas por artistas auto-didactas foram o antepassado do que hoje é conhecido por pintura “Naíve”, termo que o politicamente correcto denomina com “Primitivo Moderno”!!!!!

No início do Século XX, a vulgarização da fotografia liquida por completo com esta forma de arte popular religiosa. Desde então as fotografias dominam completamente o universo das oferendas, com particular destaque para as promessas feitas durante a guerra colonial,

a agradecer o ileso retorno

ou a sobrevivência a encontros perigosos inesperados

cobrindo completamente as paredes do transepto e da sacristia.

A Nossa Senhora d'Aires,
está metida num deserto;
em chegando a mocidade,
ai! me parece um céu aberto.

Me parece um céu aberto
com toda a sua gentinha.
Fui solteira, vim casada,
ai! foi milagre da Santinha.

"Subsidi pel Cançoner del Baixo Alentejo"

NOTA: poderão ler mais sobre a basilica de Nossa Senhora de Aires no "Essencial sobre Arquitectura Barroca Portuguesa" de Paulo Varela Gomes e sobretudo no "Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora" de Túlio Espanca, Lisboa, 1978

Sem comentários: