13 de julho de 2005

Srebrenica, 10 anos depois

Estranhei o silêncio que se abateu sobre a blogoesfera lusa relativamente ao décimo aniversário do massacre de milhares de civis inocentes em Srebrenica há 10 anos atrás. O maior massacre ocorrido na Europa dede a segunda guerra mundial.
Tendo em conta o permanente estado de vigilância que certos blogues têm em relação à tosse e ao catarro de George Bush, chegando ao ponto de elaborar ridículas teorias da conspiração sobre os atentados de Londres, que mais parecem clones de má qualidade da Diana Andringa, o silêncio verificado é ainda mais estranho.
Eu não quero pensar que o silêncio se ficou a dever ao facto de no caso da guerra da Jugoslávia, estes blogues acharem que Karadzic, Mladiç e os seus algozes sérvios serem vitimas da opressão norte-americana exercida através de 6 mil bósnios muçulmanos, mulheres e crianças na sua grande maioria, mas felizmente houve excepções, poucas é verdade. Apenas um punhado de blogues, todos eles, com excepção do Terras do Nunca, de pequena dimensão no que se refere ao número de visitas, relembrou essa página negra da história recente da Europa.

É certo que na implosão da Jugoslávia ninguém tinha 100% de razão, mas não há justificação possível para o assassinato puro e simples de civis desarmados e muito menos para o comportamento cobarde e omisso de quem, no terreno, tinha o dever e a responsabilidade de garantir a segurança da população civil.

Na Jugoslávia foi em Srebrenica, foi em Mostar, foi em Sarajevo, foi em Krajina, foi em Kosovo, foi … em DEMASIA

Sem comentários: