13 de setembro de 2007

Segredo Público

Para que servirá uma lei, se esta é sistematicamente ignorada, perante a passividade das autoridades, governo incluído.
O silêncio das autoridades, e dos políticos em particular perante as sucessivas violações do segredo de justiça ocorridas no Caso Madeleine envergonha-me como Português que sou. Sobretudo se atendermos ao que se passou com a caso Casa Pia, onde os políticos se indignavam com a publicação de peças processuais, escutas e onde até chegou a haver processos judiciais.
Agora, com Madeleine McCan reina o silêncio aprovador.
A divulgação de excertos do diário pessoal da Senhora Kate McCan é uma horripilante violação do segredo de Justiça. Um diário pessoal recolhe os pensamentos mais intimos da sua autora, os quais por si só nada significam. Qual não será a mãe que num dia particularmente dificil não achou os seus filhos terroristas?
É por este motivo que para um diário ser considerado como prova é necessária uma autorização especial do Juiz. No entanto eu concordo com a sua inclusão no processo, para ser analisado por quem de direito
Por exemplo o Diario do Ritto do Caso Casa Pia, não foi considerado como prova. É facil imagnar as pressões e de quem, para que isto tivesse acontecido.
A divulgação de excertos do Diário pessoal de Kate McCan pelos meios de informação é um acto ignóbil, uma baixaria inqualificável mais próprio de verdadeiros filhos da #$%& que de alguém portador da carteira profissional de Jornalista.
O silêncio das autoridades e do próprio governo demonstra, não a sua ineficácia, mas sim a sua incompetência e falta de carácter.

Sem comentários: