19 de junho de 2008

A Dona Ernestina e anexo I do Regulamento (CE) nº 2200/96

Nem tudo o que parece absurdo na União Europeia o é.
Este postal do Gabriel Silva, apesar de o texto parecer um excelente texto escrito pela pena de Ionescu, só o é para quem desconhece em absoluto o que é a agricultura da actualidade. Desconheço o grau de conhecimento que Gabriel Silva tem da Agricultura moderna, mas o que ele escreveu resulta num exercício da mais pura demagogia barata. A qual se aproveita de uma linguagem técnica, perceptível e clara para os verdadeiros destinatários do regulamento, mas aparentemente absurda para os leigos na matéria.

Os regulamentos da União Europeia não são elaborados a pensar na banca da fruta da Dona Ernestina do mercado do Bolhão, uma vez que o comércio agrícola se destina, na sua grande maioria a unidades industriais de transformação e não à venda no mercado/supermercados.
Mesmo nestes últimos, os frutos e legumes passam por grandes cadeias d distribuição. Para isso é necessário e obrigatório o estabelecimento de valores legais de certos parâmetros fundamentais da qualidade dos produtos, pois é com base nesses parâmetros que são realizadas as transacções comerciais, para além da protecção dos consumidores.

Como é que o Gabriel Silva acha que uma fábrica de polpa, sumos e concentrados compra a matéria-prima?
Acha que é o agricultor, que diz que o pêssego está maduro porque lhe doeu a unha do pé na Segunda-Feira passada?

Como é que acha que o Continente compra as frutas, sabendo que estas vão ter um tempo de espera de alguns dias entre a compra e a colocação no escaparate? Sabendo que elas têm que estar maduras para satisfazer o seu cliente, as mesmas têm que ser compradas com um grau de maturação inferior de modo a que esta seja atingida no momento da compra. Da mesma maneira, uma fábrica de concentrado de tomate paga pelo tomate no ponto óptimo de maturação, se o tomate estiver imaturo, o carregamento pode ser recusado ou comprado com penalização.

A agricultura não é aquilo que um Lisboeta, ou Portuense pensa que é. É um meio industrial com tecnologia de ponta (A agricultura das leiras de 500 metros de comprimento por 50 cm de largura, com um velhote analfabeto a cavar com enxada, não é agricultura), e todas as colheitas têm métodos científicos de avaliação da maturação. No caso de frutas, tomates, ou uvas usa-se refractómetros e espectofotómetros, no caso de milho e outros cereais, usam-se … Satélites.

O regulamento que o Sr. Gabriel faz referencia é mais importante para a indústria, que para a banca da Dona Ernestina e por isso não é uma peça esconsa debitada por um burrocrata Bruxelense numa tarde de ócio.

Claro está que também serve para a ASAE, quando não tiver mais nada para fazer, chatear a Dona Ernestina e a sua banca de Fruta do Mercado do Bolhão.

Sem comentários: