22 de setembro de 2004

Medalha de Lata

O Presidente da junta da extremadura espanhola, anti-português confesso, veio hoje a Lisboa dar uma medalha de Lata ao nosso presidente-preocupado-com-tudo-menos-com-castela Jorge Sampaio. A medalha pomposamente chamada Prémio Carlos V da Academia Europeia de Yuste, tem menos importância, que um diploma de sócio-honorário dos passarinhos da ribeira, vai ser proximamente entregue a Sampaio, apesar deste prefirir com certeza, um "Honoris causa" pelo Instituto Politécnico de Jerez de los caballeros.

Para se aferir do amor que o presidente Juan Carlos Rodríguez Ibarra nutre pelo nosso país, transcrevo um mail enviado por Mário Rodrigues, bloguista e membro do Fórum Olivença

O Presidente da "Junta de Extremadura", Juan Carlos Rodríguez Ibarra, acaba de cometer um dos atentados mais escandalosos de que Portugal foi vítima nos últimos anos.Através da "Consejeria de Cultura", desencadeou o processo para declaração como "bien de interés cultural" da Ponte de Nossa Senhora da Ajuda, existente sobre o Rio Guadiana, na estrada de Elvas para Olivença, monumento que pertence ao Estado português e que está classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 47.508, de 24-01-67.

Não é a primeira vez que este personagem toma atitudes como esta em afronta a Portugal.
Em Novembro de 2002, um dia depois de o Presidente da República Portuguesa o condecorar com a Ordem do Infante D. Henrique, Rodríguez Ibarra pediu ao Governo espanhol para a construir o AVE por Badajoz, sem esperar por Portugal. As palavras do jornal Hoy são esclarecedoras: "El presidente de la Junta, Juan Carlos Rodríguez Ibarra, instó ayer al Gobierno nacional a adelantarse y construir la línea de tren de alta velocidad entre Madrid y Badajoz, para que Portugal no tuviera más remedio que enganchar su línea interior en ese punto".

Foi também ele que, afirmando que a Espanha não tinha que cumprir decisões dos tribunais portugueses, propôs que o Ministério do Fomento reconstruísse metade daquela ponte, à revelia do IPPAR, para afirmar o Guadiana como limite entre os dois países. E é hoje conhecida a sua responsabilidade na ocupação pela Guardia Civil do estaleiro de construção da nova ponte que liga Elvas a Olivença, em 1999, e da violação do espaço territorial de Elvas em 2003 com o início ilegal da reconstrução da Ponte da Ajuda.

Fica ao critério de cada um a apreciação do carácter deste personagem e da sua postura sobre Portugal!...

Sem comentários: