25 de janeiro de 2009

Porto Livre - Livre Destruição

Quando Sócrates foi eleito, Pedro Almeida Vieira congratulou-se, não por ser seu apoiante, mas sim por Portugal ter como Primeiro-Ministro alguém com consciência ecológica.
Na altura comentei dizendo que a consciência ecológica de Sócrates se limitou a uma estratégia de aumentar a sua popularidade através da utilização da Ecologia como uma Bandeira. Afirmei ainda que no seu mandato à frente do governo, a "ecologia" seria convenientemente metida dentro da gaveta.
Constato que não me enganei na minha previsão. Nunca mais Sócrtates empunhou a bandeira ecológia, como aliás a queimou, através dos chamados PIN, Decreto-Lei que, ironicamente, serviu para aprovar silenciosamente muitos dos projectos que tinha "chumbado" com grande alarido mediatico enquanto Ministro do Ambiente.

No caso do Freeport, um Estudo de Impacto Ambiental aprovado em 30 dias, quando este tipo de processos demora 180 a 270 dias, e no mesmo dia em que a principal condicionante foi revogada por Decreto e a três dias de uma eleição antecipadamente perdida significa o quê?
Que o processo foi transparente e regular?
Mas este Primeiro-Ministro acha que os Portugueses são parvos?

Sem comentários: