21 de novembro de 2007

O triunfo dos Cóchinhas e das Fedúncias

A minha relação com a Ginjinha de São Domingos começou na primeira vez que vim a Lisboa, já lá vão 21 anos. Assim que a vi, pedi logo “uma sem” e assim continuou até aos dias de hoje. Todas as vezes que ia à Baixa a Ginjinha era paragem obrigatória, fosse que hora fosse, se estivesse aberta tinha que beber “uma sem”. Nestes anos todos talvez não tenha chegado a beber um almude, como o amigo do Mateus Cóchinha, que bebia um por dia e gozava de boa saúde, mas não houve uma vez que fosse à baixa que não provasse o divino néctar da Caldas.

Agora a ASAE fechou o pequeno grande estabelecimento, pilar da cultura e boa vida de Lisboa, que no seus 10 metros quadrados fez mais pela cultura nacional que os milhares de metros quadrados dos centros comercias “ASAE Compliant” do Engenheiro Belmiro.

A ASAE é necessária, mas até agora apenas a vejo atacar as bases fundamentais da nossa cultura, tentando impor uma visão higienizada da sociedade, proibindo a Ginjinha de São Domingos, os enchidos de Almeirim, o medronho da serra do caldeirão e até a açorda, porque, pasme-se, não se pode usar “pão de ontem”, obrigando-os a recorrer a refeições de plástico confeccionadas em multinacionais “ASAE Approved”.
Tudo normalizado, tudo a lá Mac Donalds, com rótulo CE - it’s the ASAE way.
Enquanto isso os grandes grupos económicos enchem as estantes dos seus estabelecimentos comerciais com produtos estrangeiros com rótulos nos quais, ao contrário do que a lei estipula, a língua portuguesa está ausente, o que me leva a pensar que a ASAE se encontra longe de ser uma agência “isenta”.

O fecho da Ginjinha de São Domingos enche-me de nojo. Estamos rapidamente a transformarnos num país de donas Fedúncias da Costa e de Mateus Cóchinhas.

Dona Fedúncia da Costa (ASAE)
Delambida e Magricela
Fez de ser tola uma aposta
Diz que Ginjinha nem vela
Porque, coitada, não gosta

E a ama de um reverendo
Que é das bandas da Barquinha
Tem um aspecto tremendo.
Bebe aos litros de Ginjinha
E é a saúde que se está vendo

Sem comentários: