7 de setembro de 2007

Tesouros da Arte Tauromáquica



Este filme mexicano mostra dois grandes toureiros Espanhóis, Ignacio Sanchez Mejias e Manuel Rodriguez Sanchez (Manolete), considerado por muitos como o maior matador de todos os tempos. Mas sobre Manolete, que no passado dia 29 de Agosto se comemorou o cinquentenário da sua morte falaremos mais tarde.

Sanchez Mejias não foi um dos grandea toureiros. Como "diestro" viveu sempre na sombra do seu cunhado, Joselito, el Gallo, mas foi sem dúvida uma personalidade multifacetada. Para além de Toureiro, Sanchez Mejias foi actor de cinema, corredor de automóveis, dramaturgo. mecenas e Presidente do Real Betis Balompié. Em 1927, organiza em Sevilha a comemoração do tricentenário da morte do poeta Luís de Góngora. Esse encontro deu o nome a toda uma cultura espanhola - A geração 27.
Sanchez Mejias faleceu em 13 de Agosto de 1934 devido a gangrena em consequência de uma cornada infligida por "Granadino", touro da Ganadaria de Ayala numa corrida em Manzanares, no dia 11, na qual para além de Mejias, toureavam Armillita, Cochorrano e Simão da Veiga
Garcia Lorca dedicou-lhe o "Llanto por Ignacio Sanchez Mejias" e ambos entraram na eternidade

Sem comentários: