22 de agosto de 2007

Petição

Fundado em 1998 pelo Professor Catedrático José Adelino Maltez, no seio do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL), o Centro de Estudos do Pensamento Político (CEPP) foi ponto de partida para a mais ambiciosa iniciativa de divulgação científica em língua portuguesa no âmbito das Ciências Sociais: o Repertório Português de Ciência Política (RPCP). Em 2000, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu um financiamento ao RPCC e o Investigador responsável achou por bem formar uma equipa, sem olhar ao cartão partidário, para dar objecto e objectivos de trabalho ao CEPP, transformando-o no depositário online do projecto aprovado. Durante o período em que laborou, o Centro cresceu para além das nossas melhores expectativas e tornou-se, reconhecidamente, num acervo de consulta obrigatória para académicos e curiosos: 183 MB, doze mil ficheiros que tinham, até agora, mais de uma dezena de milhar de citações nos principais motores de pesquisa.

Em 2003, numa altura em que registava mais de 1300 acessos únicos/dia, foi desferido o primeiro golpe contra o CEPP: culminando um processo de constantes boicotes, sob o pretexto de falta de verbas, a equipa foi dispensada e a actividade do Centro cessou em 12/03/2003. Desde então, todo o acervo, mesmo sem actualizações, passou a estar disponível na Internet como arquivo morto. Finalmente, em Agosto de 2007, novamente sob pretextos obscuros ou puro desmazelo, os (ir)responsáveis pela remodelação do Sítio do ISCSP deram a última estocada e retiraram o CEPP da rede, aniquilando um trabalho de dezenas de anos do seu director e de um par de outros da sua equipa e privando milhares de utilizadores do acesso aos seus conteúdos(http://www.iscsp.utl.pt/~cepp/abertura.php link quebrado). Até essa altura o CEPP era arquivo; hoje, está apenas morto!

Num país onde escasseia o investimento na pesquisa e difusão gratuita de matérias científicas, a obliteração do Repertório constitui uma perda irreparável para todo o espaço lusófono.

Sendo assim, os peticionários abaixo-assinados exigem:

1- A imediata reposição dos conteúdos do CEPP, indevidamente eliminados ou extraviados do servidor web do ISCSP
2- Que os carrascos do CEPP sejam identificados e responsabilizados
3- Que os poderes públicos responsáveis pela aplicação das leis constitucionais sobre a liberdade de aprender e ensinar garantam um sistema de protecção de dados e do património cultural, principalmente pela manutenção em rede destes investimentos culturais.
Assine aqui esta petição

Sem comentários: