13 de agosto de 2007

Confesso!

Nunca li Miguel Torga!
Não que ele tenha alguma culpa nisso, na altura em que devia ter começado a lê-lo, não o fiz devido à irritação que me causava a peregrinação que a corja dos Políticos lhe fazia para lhe beijar a mão, ou as citações qude fazem de suas obras, feitas sempre por duas razões - Por tudo e por nada.
As citações de Torga, e outros, que os politicos fazem cheira sempre a "Deixa lá dizer estas frases que o meu acessor escreveu aqui, para que eu, que nunca li nada mais complexo que um Tio Patinhas, passe aos olhos do povo por um intelectual".
Dizem que Torga não gostava destes "Beija-mãos", mas estava lá sempre, com cara de poucos amigos, é certo, mas estava presente.
Por isso acho que a ausencia de um representante do governo nas cerimónias do centenário de Torga é uma boa noticia, pode significar o primeiro passo na operação de limpeza do escritor transmontano, radicado em Coimbra, além do facto de o clima das comemorações ter sido bastante mais desanuviado, apesar da presença de Cavaco, que não deve ter perdido a oportunidade para fazer mais umas "citações"
NOTA: Ou a minha vista me enganou ou estava um membro do governo (Laurentino Dias) a assistir ao "Festival da Canção Emigrante"?

Sem comentários: