31 de julho de 2006

"Jornalismo de Causas" ou mera Propaganda!

No dia 11 de Setembro, os meios de comunicação resolveram não mostrar imagens dos mortos. Este procedimento tem sido escrupulosamente seguido desde então, no que toca a vitimas ocidentais. Israel não permite que os meios de comunicação mostrem qualquer imagem de vitimas de atentados e/ou ataques de foguetes Muçulmanos.
Mas no que toca a vítimas não-ocidentais o caso muda de figura.
Hoje somos virtualmente bombardeados, nos Telejornais, com imagens de "alegadas vítimas*" dos bombardeamentos Israelitas, sempre mulheres, velhos e crianças. Imagens estas captadas por jornalistas que são levados aos locais pelos Terroristas do Hezzbolah e, presumo eu, que as pessoas entrevistadas, o são com a aprovação e devido ensiao do movimento terrorista. O jornalista colabora na encenação fazendo sempre perguntas de circunstância.
O João Miranda criticava o facto de uma jornalista da TVI ter assumido como seus os objectivos do Hezzbolah, mas o pior é quando o lobo veste a pele do Cordeiro e mostra imagens de propaganda terrorista travestidas de informação independente!
* As vitimas são "Alegadas" pois eu não as vi no edificio antes de as bombas cairem. Eu não vi um avião de Israel a atirar bombas ao edíficio.
Eu apenas vi Jornalistas devidamente enquadrados por terroristas a filmarem um excelente cenário Hollywoodesco. Um bracito ou uma pernita no meio dos escombros, um ursinho de peluche aqui e ali, ou seja exactamente aquilo que mais chocaria um ocidental e que as mesmas estações televisivas se recusam a mostrar, se as vitimas fossem Israelistas ou ocidentais!
Para mim aquilo foi apenas um mero exercício de propaganda ao melhor estilo do Dr. Göbbels.

Sem comentários: