15 de dezembro de 2005

Fotografias Potemkine

Crianças numa Aldeia junto ao Lago Branco

Via Abrupto cheguei a esta verdadeira pérola da história da Fotografia.
A página assinalada por Pacheco Pereira é referente a uma
exposição da colecção Prokudin-Gorskii, exposta na Biblioteca do Congresso em Washigton.

Prokudin-Gorskii

Prokudin-Gorskii foi fotógrafo da corte russa e entre 1907-1911 tirou centenas de fotografias a cores, pelo processo “Autochrome”, da Rússia.

Termas de Ekaterinburgo

As fotografias, destinadas a mostrar ao Czar Nicolau II, o seu próprio país, seus súbditos e seu desenvolvimento, apresentam a Rússia como um pais desenvolvido, em paz social e harmonia entre as classes,

Ponte ferroviária - Transiberiano

Apanha do Chá - Chavka (Crimeia)

As fotos foram tiradas entre 1907-1910, ou seja, poucos anos antes da revolução Bolchevique destruir a Santa Rússia, são a versão fotográfica da “Aldeia Potemkine”, pois mostravam ao Czar, que se mantinha fechado no Hermitage de São Petersburgo ou em Tsarkoie-Selo, um país faz-de-conta, pois debaixo da aparente serenidade que irradia das espectaculares imagens de Prokudin-Gorskii, escondia-se uma miséria social que chocou o ovo da serpente Bolchevique.

Aldeia de Kolchedan (Urais)

O termo “Aldeia Potemkine “, teve a sua origem numa Visita à Crimeia que a Czarina Catarina II, a grande, realizou em 1787.
Reza a história que o Principe Potemkin, na altura Primeiro-ministro e líder da campanha militar que conquistou este território para o Império Russo, mandou erigir dezenas de povoações, cujas casas se limitavam a fachadas aparentemente ricas, ao longo das margens inóspitas do rio Dniepr, com o objectivo de a Czarina acreditar na grande riqueza do novo território e assim engrandecer Potemkine aos seus olhos.
Hoje em dia, os modernos historiadores, duvidam que isto tenha realmente acontecido.
No entanto, esta história entrou para os mitos urbanos e o termo “Aldeia Potemine” usada em contexto político, refere-se a qualquer construção falsa, física ou figurativa, destinada a esconder uma situação pouco edificante ou potencialmente danosa para alguém ou a transmitir uma imagem completamente oposta à realidade.

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