9 de novembro de 2004

"Conspiradores"

Hoje está sentado no banco dos réus o meu amigo Manso Preto, acusado de desrespeito pela autoridade por se recusar a divulgar as suas fontes. Manso Preto é verdadeiramente um jornalista de “peso” e um Homem com Tomates (desculpem a expressão mas há que chamar as coisas pelos nomes), há 13 anos atrás publicou um livro em que desmascarava os execráveis barões da droga galegos, apontando-os e nomeando-os um a um numa altura em que a Galiza era governada à lei da bala por estes biltres, cujos tentáculos chegavam bem dentro do Alto-Minho. Na altura toda a gente lhe vaticinou uma curta esperança de vida. Hoje continua vivo e recomenda-se enquanto os barões da droga galegos, aqueles que conseguiram sobreviver, estão a ver o sol aos quadradinhos. O livro que escreveu foi fundamental na ofensiva que alguns anos mais tarde o até então desconhecido, juiz, de nome Baltazar Garzón fez contra estes carteis, desbaratando-os completamente.
Em Espanha, Manso Preto é hoje em dia uma lenda, é o “Jornalista sem medo”, no nosso país as autoridades tratam-no como um mero pelintra, um perigoso conspirador contra a ordem estabelecida cujo o crime é o de não revelar as suas fontes. Para mim tudo isto não passa de uma forma de intimidação, não vá Manso Preto ter a veleidade de desmascarar os “Barões” Portugueses como desmascarou os “Barões” Galegos

Hoje Manso Preto responde por não querer divulgar as suas fontes e se eu bem o conheço ninguém lhe conseguirá arrancar informação alguma pelo que a condenação poderá ser quase certa.

O sistema rejubila de contentamento!

Sem comentários: