25 de maio de 2010

As Autarquias e o Déficit

Este texto foi publicado originalmente em 4 de Agosto de 2006
12 Freguesias em 2 Km2
A figura mostra uma área da cidade de Lisboa (Baixa, Alfama, Mouraria e Castelo) com cerca de 1 Km2. Nela estão assinaladas as juntas de freguesias existentes, nessa área com 1 Km de lado. No total são 12 juntas de freguesias. È de notar que na zona esquerda da figura 3 sedes de juntas de freguesia estão a menos de 100 m de distância uma das outras.

Isto perfaz um total de 190 Hectares e 26044 eleitores a dividir por 12 freguesias. Estas 12 juntas de freguesia têm, para além do presidente, uma data de secretários e outros funcionários que se limitam a gerir em média 0.15 Km2 (15 hectares) de território.
Se compararmos com a freguesia de Benfica onde sensivelmente o mesmo número de funcionários serve 794 Hectares e 39 559 eleitores, a ineficiência do Sistema administrativo salta à vista.
No caso de freguesias urbanas, e dependendo do número de habitantes estas 12 freguesias poderiam ser substituídas por uma ou no máximo duas Juntas de freguesia, tendo estas duas Juntas o mesmo número de funcionários que hoje em dia têm … duas Juntas de freguesia.

Por isso esta
notícia, apesar de se referir a freguesias do Porto e não de Lisboa é uma decisão que merece o nosso aplauso e que contribuirá decisivamente para a melhoria global do país. Tal como há 160 anos o foi a reforma de Mouzinho da Silveira que de num dia fez desaparecer 600 concelhos, conseguindo assim equilibrar as parcas finanças do Portugal do pós-guerra civil.

Naturalmente que haverá sempre quem esteja contra (Presidentes das Juntas e respectivos funcionários) mas hoje em dia, espero que os seus latidos não incomodem a caravana que impreterivelmente terá de passar.

Sem comentários: