25 de maio de 2010

DECO - Para que te quero?


Publicidade ao PPR SGF Património Reforma Conservador

A DECO foi criada em Fevereiro de 1974, e pretendia consciencializar os consumidores Portugueses para as manhas do Marketing. Dessa altura recordo com agrado a figura de Beja Santos a mostrar os truques de venda dos Detergentes (Comprar menos mais caro).

Mas desde há alguns anos que a DECO, em minha opinião, se transformou numa organização sinistra, que vende os seus serviços a quem quiser usar da sua força de pressão, contra a concorrência.

O primeiro sinal que tive desta conspiração foi numa altura em que estava a realizar um trabalho para um fabricante nacional de Bicicletas. Nessa altura a DECO realizou um quadro comparativo de vários modelos de bicicleta, no qual dois fabricantes nacionais apareciam com a classificação mais baixa. Os fabricantes "estrangeiros" apareciam com altas classificações. Como estava dentro do negócio das bicicletas detectei imediatamente que ambas as bicicletas nacionais eram os modelos de gama baixa dos fabricantes, enquanto que os modelos dos fabricantes estrangeiros eram de gama alta.

Este tipo de actuação estendia-se e estende-se a muitos outros produtos.

Hoje li no Blogue do Carlos Barbosa de Oliveira - Crónicas do Rochedo uma crítica que teve por base o anúncio acima descrito.

O que pode uma pessoa esperar de uma "análise comparativa" a vários PPR's feita pela DECO?
Sim porque uma sociedade financeira não oferece isenção de "comissão de entrada", bonús de 1% e prémio de permanência a troco de nada. (nem o estado o faz nos certificados de aforro). Como diz o Carlos Oliveira - "Não há almoços grátis".

É caso para perguntar: Alguém tem dúvidas de qual será considerado "O melhor do Teste/Escolha acertada"?

Há alguns meses atrás assinei uma "petição pública", imediatamente comecei a receber SPAM com pedidos de adesão à DECO e uma miriade de produtos "recomendados" pela DECO.

Será que a DECO vai atender uma queixa de alguém que se queixa da DECO à DECO?
Felizmente que o Gmail tem o utilíssimo botão "report spam"

A DECO é desde há alguns anos liderada pelo advogado João Nabais, desde então arredado das lides televisivas, mas omnipresente na "prensa del corazón", mas quem serão os Belgas (Ou holandeses) que aparecem na ficha técnica da revista Proteste?

Sem comentários: