2 de novembro de 2009

António Sérgio

Foi hoje a enterrar António Sérgio um montro sagrado da rádio portuguesa, responsável pela educação musical de uma boa parte da geração que hoje tem 35 - 50 anos de idade.
Começei a ouvir António Sérgio quando tinha 13 anos, era ele o dono da noite na Rádio Renascença. Até à meia-noite, a RR era a Rádio do Sala, mas assim que soavam as doze badaladas começava o "Rotações" e a RR passava das canções dos Maranata e do Marco Paulo,m para o Punk e mais tarde para a "New Wave".
Em 1978/1979 apenas na RR se ouvia isso.

Mais tarde a Rádio Comercial punha Luis Filipe Barros ao comando do "Rock em Stock", mas quem ouvia Filipe Barros via que ela na realidade era apenas alguém que punha a música que lhe diziam para pôr. Não se ouvia nele a alma que se ouvia em António Sérgio.
Mais tarde a Rádio Comercial tirou o Rock em Stock e colocou Sérgio ao comando do "Som da Frente", que imediatamente passou a denominar o tipo de música do programa.

O "Som da Frente" era o programa de rádio que me fazia a mim e ao meu grupo de amigos sair da praia de Leça e ir para a casa do Joaquim Paulo ouvir o programa religiosamente. Longe estava Joaquim Paulo de saber que, 25 anos mais tarde seria o chefe de António Sérgio no Rádio Clube, de onde aliás sairia acompanhado por ele numa mal explicada "remodelação".

è sempre pena ver alguém morre, mais a tristeza aumenta quando é alguém que sobre nós exerceu uma enorme e positiva influência. Talvez uma das maiores boas influências da nossa juventude.

8 comentários:

João Amorim disse...

E que saudades, Luís, de ouvir as "novidades" que se faziam lá fora e que pela voz do António Sérgio pareciam tão próximas e familiares. Hoje ouço a rádio e tenho a sensação que a presença humana é desnecessária do lado emissor tão uniforme e sensabor que se assemelham as estações.

Anónimo disse...

Ó Luis Bonifácioue coisa mais idiota sobre o Luis Filipe Barros.Tenha juizo!

Anónimo disse...

Ó luis Bonifácio que coisa mais idiota sobre o LFB.Trabalhei com ele indirectamente e ainda hoje me contam que continua a ser uma pessoa intratavel que não admite a opinião seja de quem for.

Luís Bonifácio disse...

Luís Filipe Barro é sem dúvida um bom locutor. Mas para chegar ao calcanhares de António Sérgio, precisa de perder o ar que exala de locutor de "Play-List". No qual apresenta às 14 o Tony Carreira como o maior cantor do mundo e às 16h diz o mesmo do Sting.

Anónimo disse...

ah!ah!ah! essa foi boa onde é k ele trabalha agora para o ouvir dizer isso? Não deve ser na Antena 1 onde faz ao sabado à tarde a Classe 70 sobre(Prog Rock,Blues e Alt Country) e à meia noite as Ondas Luisianas onde passa a musica do Rock em Stock e das Ondas que lançava na Comercial. E nem passa uma musica portuguesa quanto mais o Rock português que ele inventou.O Saudoso Serjão sim,não estará a fazer confusão com o proprio A Sergio que ao meio dia apresentava Marco Paulo e os Maranata na RR (no programa do pai) a meias com a mãe ,como ele proprio referiu numa entrevista na net e, à noite passava Stranglers , Mais... o projecto Corpo Diplomático rejeitado plo Berros não lhe diz nada? além disso, outra correcção;Quando o Rock em Stock foi tirado do ar quem o fazia era a Anabola minha colega promotora numa editora de discos.E se o ASergio foi para a tarde isso aconteceu,graças à intervenção do Berros depois de ter questionado o João David Nunes porque tinha humilhado o ASergio que ao entrar na cabine viu um miudo sentado no lugar dele, o Luis Montez...(apenas porque namorava a filha do Cavaco na altura)sem lhe terem comunicado nada.Sabe-se k pediu ajuda ao Luis ,pois eram amigos desde o Liceu que só se separaram na RR,onde tiveram um 1º programa a meias,aquando da ocupação desta estação(o Berros foi um deles)e o Antonio ficou do lado do Patriarcado por o pai produtor Sergio Ferrão o ter obrigado, pois apresentava mais a mãe Odete Ferrão ao meio dia o Marco Paulo e os Maranata no "Encontro para 2" e então à noite os Stranglers e Cia . Vamos ser sérios pois,goste-se ou não do bicho, são 2 pessoas a quem muito a rádio deve.E os 2 reunidos, mais tarde, na Comercial fizeram-nos a cabeça..Não eram simpáticos mas...gosto mais da musica americana que o Luis passava que a inglesa do Sérgio.Gostos..



abraço
João Afonso
ex-promotor de discos
* se quiser até nem publique isto.Só o kis corrigir

Luís Bonifácio disse...

Caro Ex-Anónimo.

Continuo na minha.
Barros apresenta os programas como se estivesse a ler uma play-list, o seu Rock em Stock não me ensinou nada (claro que é melhor nem falar da Bola) mesmo o rock português, tirando os Heróis do Mar, os GNR e vá-lá o Rui Veloso e os Já-fu-mega, era uma coisa ao nivel da Sarjeta (Grupo de Baile, Roquetrote, conjunto típico Torreense, mais valia terem ficado mudos). Felizmente que havia nessa altura o contra-ponto do Paulo Coelho, do José Freire e do Em Órbita (acho que apresentado pelo João David Nunes).
Já agora que é feito destas vozes da Rádio.

Anónimo disse...

Gostos não se discutem! fique na sua que eu mais fico na minha.K continue Pancrácio em vez de Bonifácio.Sobre as outras vozes.. não sei, devem estar reformadas.Só sei que a do Luis e o seu estilo virou moda nas radios piratas e não piratas dos anos 90 até hoje.Virou marca para as play-lists? plo menos copiaram-no, e mal....Finito.
abraço e vivam os 2
ex-anónimo

Luís Bonifácio disse...

Caro Pascácio

Obrigada por este "flash"