7 de abril de 2007

Feliz Páscoa da Cidadania

Via Sacra, atribuída ao atelier de Manoel da Costa Athaíde, pintor nascido em Minas gerais. Contemporâneo de António Francisco Lisboa, o Aleijadinho
Estamos em plena época da Páscoa, para os cristãos é a celebração da Ressureição de Jesus Cristo, ou seja celebra-se a vitória sobre a morte. Para os Judeus, a Páscoa (Pesach) é a celebração da libertação e fuga do Egipto do escravizado povo Judeu, liderado por Moisés. A Páscoa é, para a civilização ocidental uma celebração de vitória.

Esta Páscoa que hoje vivemos é também uma celebração de uma vitória, uma vitória da cidadania portuguesa contra uma classe dirigente completamente desligada daqueles que os elegeram e pela qual sentem muito pouco respeito.

Nesta Páscoa não podemos passar sem a leitura do postal de António Caldeira - Páscoa da Cidadania, a partir do qual fiz o título deste postal.
Nesta Páscoa também não podemos passar sem o artigo de opinião que José Pacheco Pereira escreveu hoje no Público. Surpreendeu-me bastante pela positiva, Pacheco Pereira, usualmente tão crítico com os seus companheiros da Blogosesfera, escreveu hoje um excelente elogio do trabalho realizado desde há dois anos por António Caldeira. Pena é que durante dois anos, Pacheco Pereira tenha primado pelo silêncio, sobretudo quando António Caldeira enfrentou os tribunais.
Hoje em dia não há lugar para políticos sem nível e sem classe. Hoje em dia não há lugar para aprendizes de ditadores, Salazares de baixa estatura moral e cívica que acham estar a salvo de criticas através de benesses, lugares e pressões sobre quem tem poder de influência da opinião pública.
Hoje em dia qualquer cidadão tem os meios de fazer chegar à opinião pública imagens, documentos que possam comprometer um político ou qualquer outro vulto público. Estes terão forçosamente de se adaptar ou sair de cena.
A realidade tecnológica de hoje em dia não se coaduna com esqueletos escondidos no fundo do armário, há sempre maneira de dar a volta à fechadura e abrir as portas. Isto é válido tanto para os políticos como para a estratégia dos próprios países, se os blogues estão, a pouco e pouco, a mudar os velhos hábitos dos políticos, outras ferramentas tecnológicas disponíveis à distancia de um clique, podem mostrar realidades que certos governos pretendem esconder. Com o Google Earth, podemos esquadrinhar a superfície de todo o mundo, ver com enorme detalhe as bases militares Russas e Norte-Americanas e as obras dos complexos nucleares do Irão. Coisas que enquanto puderam ser escondidas dos olhos da opinião pública e dos governos adversários, contribuíram enormemente para guerras e escaladas armamentistas.
Mas o que se passa hoje em dia não caiu do céu, é um movimento que se desenvolve desde há pelo menos 150 anos. O advento da fotografia mudou o mundo. Antes da Fotografia as batalhas eram retratadas em enormes épicos quadros, que mostravam uma batalha sempre heróica e sobretudo limpa.
Na Guerra da Crimeia, a fotografia não representou o lado heróico e romantico da guerra, mostrou o seu verdadeiro lado, mostrou os mortos a serem comidos pelas moscas, mostrou os soldados em condições inimagináveis de higiene e salubridade e a morrerem de disenteria, mostrou um inferno na terra.

Lentamente o desenvolvimento tecnológico começou a mudar as mentalidades, mas até bem recentemente a divulgação destas e outras verdades dependia de um meio que as pudesse fazer chegar ao grande público. Durante 150 anos este meio foi a comunicação social. Primeiro os jornais, depois a rádio e mais tarde a televisão. Estes meios representavam a última fronteira passível de ser controlada pelo poder governamental.
Por isso é que a mudança de mentalidades começou primeiro nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, países vincadamente liberais onde o controlo dos meios de informação foi sempre diminuto ou até mesmo inexistente. Gradualmente este controlo foi perdendo força em muitos países, há medida que os ventos da liberdade e democracia se espalharam pelo globo.
O que há de novo actualmente é que o desenvolvimento tecnológico acabou com os meios de comunicação social, como a última fronteira onde o controlo pelo poder era possível.
Hoje em dia com os Blogues e meios como o You Tube e outros similares qualquer pessoa pode emitir a sua opinião, pode fazer a sua noticia, pode desmascarar uma mentira ou uma grosseira falta de nível e educação como a protagonizada pela nossa Ministra da Educação no passado Fim-de-Semana em Santa Maria da Feira.

Estamos a entrar numa nova época, época essa que contribuirá para uma liberdade global, onde quem quiser ser figura pública terá que medir bem tudo aquilo que faz, tudo aquilo que diz e sobretudo, não poderá ter nada a esconder.
Estou certo que esta nova perspectiva encerra riscos e pode dar azo a abusos, mas globalmente a sociedade será mais livre menos complexada e por isso bastante melhor.
Tenham uma boa Páscoa e sejam Bons e Responsáveis Cidadãos

Sem comentários: