6 de agosto de 2005

No parlamento

O Orador: — A pergunta que se coloca é a seguinte: terão hoje o Primeiro-Ministro, o Ministro da Administração Interna e os restantes Ministros coragem para dizer, olhos nos olhos, às populações, aos bombeiros, aos autarcas que o Governo fez tudo o que podia fazer?!
Aos autarcas e às populações que se queixam de deficiências de coordenação, de modo generalizado, de falta de meios, de terem de combater os fogos sozinhos, de deficiências operacionais, pode o Governo dizer que nada disso é verdade?!
Não se trata apenas de admitir que o sistema teve falhas, como já fizeram o Primeiro-Ministro, o Ministro da Administração Interna e também, agora, o próprio Presidente do SNBPC. Trata-se de admitir com humildade que o Governo falhou. E falhou, desde logo, quando menosprezou os avisos que em tempo útil, muito antes de Agosto, lhe foram endereçados com serenidade, equilíbrio e responsabilidade.
Que maior exemplo de falha do Governo e do sistema que montou se pode apontar do que o facto de o Governo ter demorado vários dias a aperceber-se da gravidade da catástrofe?
Já o Sr. Presidente da República andava há vários dias no terreno sugerindo, aliás, a declaração de calamidade pública e ainda o Sr. Primeiro-Ministro, após o Conselho de Ministros do Porto, desvalorizava a situação e se mostrava confiante na adequação dos instrumentos mobilizados pelo Governo para enfrentar essa mesma situação!
Enganaram o Primeiro-Ministro ou enganou-se este redondamente. Qualquer das hipóteses é, obviamente, grave.
Não isto não aconteceu ontem no Parlamento, este discurso foi feito pelo deputado do PS Vitalino Canas, após António Costa ter tido intervenção semelhante, em Agosto de 2003, mais concretamente (IX Legislatura - 1.ª Sessão Legislativa (2002-2003) Comissão Permanente - Reunião de 14 de Agosto de 2003), que Pacheco Pereira fez o serviço público de colocar no Abrupto

Hoje, quem fez estas perguntas e estas críticas está no poder, é o ministro responsável pelo combate aos incêndios. Está a fazer muito menos que fizeram os seus antecessores e não está minimamente preocupado, pois os jornalistas estão bem domados (Não se morde a mão que dá de comer).
Basta ver as reportagens da TV, em que o fogo é apresentado como uma mera fatalidade do destino e não devido à incompetência governamental como o era no ano passado.

E o Primeiro-Ministro? Esse está a fazer safaris no Quénia.

Leões, Mabecos e Chitas por amor de deus! Façam um pequeno favor a Portugal

Sem comentários: