11 de maio de 2005

Tráfico de influências

O Ex-ministro do Ambiente, Nobre Guedes e o tesoureiro do CDS, foram hoje constituídos arguidos numa investigação sobre tráfico de influências relativo à aprovação do condomínio privado de interesse público em Benavente.
A medida é extraordinária, pois nunca antes um governo tentou responsabilizar criminalmente um ex-governante de um Partido da Oposição.
Se o caso for para a frente é sem dúvida uma boa noticia, pois o precedente criado levará a que os actuais governantes tenham especial cuidado com as suas decisões pois assim que o PS deixar de ser governo, o ou as forças politicas que lhe sucederão, certamente que irão espiolhar toda a acção governativa anterior para acusarem quem quer que tenha pisado o risco.

Esta questão do condomínio privado de interesse público não vai morrer aqui, este blog seguirá aos desenvolvimentos com atenção pois há um pormenor que me faz pensar estarmos perante uma mera demonstração de "show-off", e numa altura de distracção do país, os sobreiros de Benavente serão cortados para darem lugar ao empreendimento turístico, pois quem neste momento se encontra a "arder" com a
decisão do Ministro da agricultura é o Grupo Espírito Santo.
Este grupo tem no governo um delegado seu, Manuel Pinho de seu nome, que nas horas vagas, quando não está a defender os interesses dos seus antigos patrões, se ocupa da pasta da economia. Apesar de "oficialmente" já não pertença ao Grupo BES, sabe-se que quando "saiu" levou como "prenda", uma casa no centro de Lisboa (onde morreu Almeida Garret) que pretende destruir para edificar um novo edifício.
Ora, Manuel Pinho não deve estar a cumprir com a sua função, pois o caso dos sobreiros do Benavente não foi o primeiro revés que o importante grupo económico sofreu às mãos do jovem governo Sócrates. O Sistema de comunicações adjudicado pelo anterior governo e prontamente anulado pelo actual também lesou o “Espírito-Santo”. Ou Manuel Pinho esqueceu a mão que o ajudou a crescer, ou o Sr. Eng.º acha que já tem o poder suficiente, para mostrar quem manda. Talvez por isso se entenda a recente mensagem do Manuel da Grande Loja:
uma última palavra para o Ministro Manuel de Pinho. Já começou a contagem decrescente do processo que levará inexoravelmente à sua remodelação do actual elenco governativo […] alguém, apresentado como gurú do programa económico deste governo, pai (?) dos choques todos e mais algum...”

Mais leituras sobre o mesmo tema:

Condomínio privado de interesse público I
Condomínio privado de interesse público II
Condomínio privado de interesse público III
Condomínio privado de interesse público IV
Aleluia


E já agora! A casa do Cyber-Secretário de Estado, José Magalhães, construída na serra da Arrábida, sem qualquer autorização camarária e dentro de uma zona de reserva ecológica nacional ainda está de pé?

Sem comentários: