12 de março de 2005

A Prova dos Nove

Pedro de Almeida Vieira no seu Blog Estrago da Nação, coloca 6 medidas ambientais, muito pertinentes e necessárias ao nosso país e que estão pendentes de serem tomadas.
São medidas que exigem uma grande dose de coragem política e que se forem tomadas num curto espaço de tempo, nos permitem acalentar a esperança de que este governo efectivamente pratique aquilo que afirma e seja diferente de todos os outros.

As medidas propostas são:
a) a revisão da decisão de construção da barragem do Sabor;
b) a alteração do traçado da CRIL, de modo a preservar o Aqueduto das Francesas;
c) a suspensão do despacho conjunto para o abate de 2600 sobreiros na herdade da vargem Fresca, em Benavente;
d) a aprovação do POOC do Sotavento algarvio, com a confirmação da demolição dos clandestinos;
e) o avanço das acções de embargo e demolição das casas ilegais do Parque Natural da Arrábida e, neste âmbito, acatar a decisão judicial de demolir a casa do futuro secretário de Estado José Magalhães;
f) aprovação da Lei da Água.

Eu ainda proponho uma adicional.

g) a renovação da recusa da opção pela produção da energia nuclear feita há cerca de 25 anos atrás.

Neste momento e como em quase todo o mundo está suspensa a construção de novas centrais, as grandes companhias internacionais de engenharia fazem pressão nos corredores do poder de Portugal para que, a coberto do cumprimento das metas impostas pela união europeia, sobre as emissões gasosas, Portugal inicie a construção de centrais nucleares.

Como podem ver todas estas medidas mexem contra grandes interesses bem estabelecidos nas cadeiras do poder e podem ser uma excelente prova dos nove para o novo governo.

Sem comentários: