9 de abril de 2006

Um Tesouro Escondido

Lisboa é uma metrópole que não cessa de me surpreender.
São os pequenos recantos das vilas operárias da Graça, são tesouros escondicos em sítios onde passamos todo os dias e que nem suspeitamos o que se passa para lá das suas 4 paredes.

Durante anos admirei este resquicio da arquitectura do século XIX, na zona de Santa Apolónia, mesmo em frente ao museu militar.
Por fora pouco movimento se vê, apenas um painel de azulejo nos informa que ali se situa a Associação Protectora da Primeira Infância.

O nome pouco ou nada nos dis, mas na realidade a APPI é a associação que tutela o bem conhecido Refúgio Aboim Ascenção de Faro.
Neste edificio, porém o tesouro escondido é outro. Um estábulo, onde cerca de 10 vacas leiteiras fornecem todos os dias leite para ser distribuído pelas crianças carenciadas da zona e que se encontram inscritas na APPI.

O estábulo pode ser visitado todos os dias entre as 16h00 e as 18h00, onde se pode assistir à ordenhas das vacas, ou se tiver sorte a assistir ao parto de um bezerro, como aconteceu hoje de tarde.
Convém no entanto apressarem-se, pois o único estábulo no centro de Lisboa, vai encerrar dentro de dois meses, após mais de 100 anos de bons serviços, para dar lugar a um refúgio para crianças abandonadas, similar ao que existe em Faro.

Sem comentários: