22 de abril de 2006

A propósito de comentadores e comentários

José Pacheco Pereira, aquele que disserta na blogoesfera sobre o "Papel" e no papel sobre a Blogoesfera escreveu há alguns dias um artigo sobre a "fauna dos comentadores".
Apesar de em alguns pontos até ter razão, nota-se, no seu texto, uma certa raiva inexplicável, tratando todos os comentadores como se fossem profissionais do insulto protegido pelo anonimato. Pelo que leio em muitos blogues, os comentadores "profissionais do insulto" são até uma insignificante minoria. A grande maioria são pessoas que emitem as suas opiniões, válidas ou não consoante os pontos de vista de quem lê, mas a blogoesfera é assim e os comentadores fazem parte dela.
Resumir os comentadores a
é profundamente redutor e revela uma grande desatenção. De uma maneira geral numa discusão na caixa de comentários pode aparecer um ou outro comentador parvo, que cai na definição de JPP, mas de uma maneira geral, estes ficam sempre mal, mesmo entre aqueles que não concordam com a visão do subscritor do postal em discussão.
Este paragrafo é ainda mais estranho, pois das minhas viagens na blogoesfera, assisti a esta situação durante meses, na caixa de comentários do "Do portugal Profundo" de António Caldeira, presumo que JPP também a deve ter assistido. No entanto JPP nunca se referiu a ela em altura própria, e ignorou olimpicamente o julgamento de António Caldeira (Quem cala consente), onde os "comentadores anónimos" compareceram em força a apoiar António Caldeira, mesmo aqueles que com ele discordavam.
JPP incomoda-se com os comentadores da blogoesfera portuguesa, então dedique algum do seu "precioso tempo" a ler estes comentários num blogue de utilizadores de um parque de Brooklin (Lido no Diário de Lisboa), isto sim é uma discussão estúpida, reveladora de que o Politicamente Correcto é o Nazismo do Século XXI, muito pior que qualquer comentador da blogoesfera lusa, mesmo aqueles que insultam.
A história é muito simples e, para uma pessoal normal perfeitamente inócua, mas nos Estados Unidos parece que quem é normal "está à pega". Uma frequentadora do parque (Park Slope)encontrou um chapéu no parque e, diligentemente, colocou o aviso no blogue de utilizadores.
Date: Mon, 20 Mar 2006 12:25:27 -0500 (EST)
Subject: Found: boy’s hat
Hi: Friday, at the corner of 11th street and 8th ave, adorable navy blue or maybe black fleece hat with triangles jutting out ofit of all different colors. Sorry did not post right away. For older child.
Helene
A Helene não chegou a ser fuzilada, mas pouco faltou:
Date: Mon, 20 Mar 2006 17:34:48 -0500
Subject: RE: Found: boy’s hat
Helene,
I’m sorry, I know that you are just trying to be helpful, but what makes this a “boy’s hat”? Did you see the boy himself loose it? Or does the hat in question possess an unmistakable scent of testosterone?
It’s innocent little comments like this that I find the most hurtful…
What does this comment imply about the girl who chooses to wear just such a hat (or something like it)? Is she doing something wrong? Is there something wrong with her?
Lisa.
Os comentários chegaram às centenas, e já existe um grupo de discussão dedicado ao chapéu (ParkSlopeParentsDiscussingBensHat@yahoogroups.com)

Sem comentários: