21 de outubro de 2005

O Picheleiro*

Um grupo de apoiantes de Mário Soares resolveu abrir um blogue de apoio ao octogenário candidato.
A primeira vez que vi a figurinha ao lado foi no "Público" de Quarta-Feira, pensei que fosse uma brincadeira do Jornal, que jogava com a analogia do título do Blogue, com o Super Mário, um picheleiro, personagem de jogos das consolas Nintendo. Verifiquei com espanto que a figura não é do "Público" mas sim do próprio Blogue.

Penso que esta analogia tem como objectivo dar uma imagem mais jovem do Octogenário, mas para além da analogia do nome do blogue, os seus responsáveis de certeza não pensaram numa outra, bastante mais subtil.

Esta segunda analogia não tem nada a ver com o nome do blogue, mas sim com o estado de onde veio o candidato e o estado em que se encontra a personagem da consola Nintendo.
Mário Soares pouco tempo antes da sua candidatura tinha anunciado, com grande pompa, a sua REFORMA. Pouco tempo depois dá o dito por não dito e anuncia a sua candidatura ao lugar
O “Super Mário” da Nintendo já está DEFINITIVAMENTE REFORMADO há alguns anos, não por vontade própria, mas por ter sido “derrotado” em toda a linha pela Playstation. Penso que este picheleiro de consolas deseja fazer o mesmo que o seu homólogo lusitano, mas não terá tanta sorte pois o reinado da Playstation está para lavar e durar.

No nosso jardim à beira-mar plantado temos duas dúvidas?

Será que Cavaco vai ser a “Playstation” de Super-Mário?
E Manuel Alegre? Vai ser a “X-Box”, que vai partilhar com a Playstation a totalidade do mercado Nacional?
* - Para os leitores que tomam o Português de Lisboa como a "norma", o termos "Picheleiro" significa na maioria de Portugal, aquilo que em Lisboa se diz "canalizador"

Sem comentários: