12 de janeiro de 2005

Uma Espanhola “QUEIROSIANA” (Actualizado)


Foto:Revista Máxima (Via Portugal Profundo)
A Sr.ª da foto (não é para aumentar as audiências, ó Clark) é a nova directora do Centro Cultural de Belém.
Esta Sr.ª, tem por graça Guta Moura Guedes, e suspeito que este facto é ponto importante do seu “curriculum” para além disso foi anteriormente directora da Experimentadesign – Bienal de Lisboa. O que é a Experimenta, não sei, mas o Designer X, que percebe do assunto, diz o seguinte: «Mas que grande resultado é esse de convidar designers estrangeiros a vir expor e falar ao nosso país com apoios obtidos à custa de uma imagem construída do papel impresso à roupa?».
Bastante interessante é também a frase de Natxo Checa, no Designer X - «Talvez não tenha currículo suficiente, além do charme. Mas, se a cultura em Portugal funciona assim (...)»
Para além deste facto, parece que está apontada para ser a ministra da cultura de um hipotético novo governo de Santana Lopes (O que felizmente nunca acontecerá!).
A dita Senhora, tem outra faceta, é uma ”Iberista” e participou recentemente no Congresso da Quinta Coluna Espanhola em Portugal, também conhecido por “Compromisso Portugal”, tendo escrito este texto asqueroso, que pode ser lido aqui, e que me escuso a comentar.
Bem vistas as coisas basta a esta senhora mudar uma letrinha apenas do seu nome para ser Espanhola, não uma Espanhola qualquer, mas sim uma verdadeira “Espanhola Queirosiana”.
Curriculum resumido:
Nascida em Torres Vedras, em 1965, Guta Moura Guedes é formada em gestão hoteleira pela UAL (Universidade Autónoma de Lisboa) e está inscrita no 2.º ano do curso de Arquitectura de Design da Universidade Técnica de Lisboa. Desde 1993 que desenvolve vários projectos ligados ao design, quer no campo da criação quer no comissariado de exposições (incluindo na Bienal de Turim e Trienal de Milão).Entrevistadora do programa Encontro Marcado (SIC Mulher), co-fundou, em 1998, a Associação Experimenta, entidade organizadora da ExperimentaDesign Bienal de Lisboa. Como está já programada a edição de 2005, Guta Moura Guedes manter-se-á na coordenação do evento mas suspendeu os seus cargos de direcção executiva (agora assegurados por Mário Carneiro). O mesmo sucederá com o cargo de vogal do Conselho de Administração da Colecção Francisco Capelo, cujo acervo integra o Museu do Design do CCB.
Comentário no Portugal Profundo. assinado por básico

Sem comentários: