12 de setembro de 2006

Loose Change - RTP Cintra Torres Style

Vi com certo enfado e asco o documentário Loose Change!

A RTP vai colocar um comentador em Tribunal por este ter escrito, a coberto de "fontes anónimas", que ela tinha cumprido ordens de censura emanadas do gabinete do Primeiro-Ministro.
A RTP transmitiu no Domingo um Documentário, sem qualquer "documento", chamado "Loose Change". Este documentário acusava o governo Norte-Americano de ter organizado todos os atentados do dia 11 de Setembro 2001, apresentando Bin Laden e a Al-Qaeda como um seu fiel aliado.

O Documentário recorria ao método Cintra Torres, isto é, apresentava supostos factos sem qualquer prova cabal que os corroborasse, ou seja "alguém lhes disse que ouviu dizer"

Condolezza Rice teria dito ao Mayor de San Francisco parta não voar no dia 11. (O mayor não foi contactado pelos realizadores, nem foi mostrada qualquer prova documental);
O Documentário afirmava que todas as viagens aéreas para o dia 11, dos membros do Pentágono tinham sido canceladas previamente. (Não foi mostrada qualquer prova documental ou testemonial);

O Documentário, de propósito, omitia as diferentes atribuições das diversas organizações de defesa dos Estados Unidos. As atribuíções da US Air Force são diferentes das da Air National Guard, esta última é que alegadamente dispunha de 14 aviões em prontidão(Facto não confirmado documentalmente) e não a US Air Force. A US Air Force está preparada para lidar com ameaças militares, estas não aparecem do nada, existe um esquema de graus de prontidão (DEFCON) que em 11 de Setembro estava no grau mais baixo. O vulgar homem da rua não sabe distinguir as diferentes atribuições do Sistema de Defesa dos Estados Unidos.

Se a RTP fosse uma estação idónea deveria ter apresentado o Documentário com uma apreciação técnica que rebatesse ponto or ponto as alarvidades que ali foram emitidas.

Sem comentários: