6 de julho de 2011

Tudo o que é em demasia….



A proposta de uma organização radical feminista de nome UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) de criminalizar o piropo, arrisca-se a cobrir de ridículo a organização e fazer com que outro tipo de lutas (Como encarcerar durante umas boas décadas os broncos que matam a mulher por terem acordado mal-dispostos) também seja encarado com uma leviandade prejudicial às mesmas.

Uma Pérola feminista destas só pode vir de um agrupamento de mulheres tão feias e mal jeitosas, que nunca na sua vida, ouviram piropo, nem sequer um “rasca”!
Surpreende-me que esta organização tenha dado o Aval a uma “Slut Walk”, quando há 35 anos atrás queria proibir as “Vamps – Nome então dado pela esquerda a uma mulher bem vestida e charmosa”, que considerava um estereótipo a abater tal como a figura da “dona-de-casa”.
Concordo inteiramente com Manuel António Pina - Pretender considerar um piropo, tipo, “se tu fosses uma chávena eu mataria para poder ser o teu pires!”, ou até o inócuo “essa saia fica-te a matar”, como um insulto e uma ofensa, é tão estúpido como a decisão de um juiz em atenuar a pena de um violador porque a vítima estava de mini-saia na coutada do Macho Latino!
E se atendermos a este poema de Vinícius:

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar

Ah! porque estou tão sozinho
Ah! porque tudo é tão triste
Ah! a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah! Se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor

Será que a UMAR pretende prender João Gilberto se este ousar cantar aquele piropo conhecido por “Garota de Ipanema”. Será que os livros de Vinícius de Moraes acabarão proibidos e queimados numa pira pela UMAR?

3 comentários:

Manuel Anastácio disse...

Por acaso até conheço uma senhora da UMAR que não é feia e até gosta de lançar piropos aos homens. O comunicado em questão peca apenas por ter sido mal redigido. Elas agradecem os piropos. Dispensam apenas o assédio sexual, que é uma coisa radicalmente diferente.

Manuel Anastácio disse...

Aliás: creio que não foi um comunicado,mas uma entrevista mal trabalhada pelo jornalista. Mas não tenho a certeza.

George Sand disse...

É uma pena que estas coisas aconteçam e não dignifiquem nada as mulheres, que enveredam por estes radicalismos.
Infelizmente o mundo ainda tem muitas assimetrias, que essas sim merecem a atenção de todos. Não é das mulheres . É das mulhres e dos homens. Por exemplo, o facto de alguns países vedarem às meninas o acesso à aprendizagem.
Agora piropos...que disparate. As senoras nunca os ouviram e sempre se divertiram com isso.