11 de março de 2008

Prós e Contras - O Rescaldo

O prós e contras de ontem foi, em meu entender, o melhor a que já ssisti.
Os principais culpados foram os próprios intervenientes, de ambos os lados, e o facto de Fátima Campos Ferreira, ter estado calada, não fez perguntas idiotas e deixou falar todos os intervenientes..
Todas as intervenções foram de bom nível e talvez apenas Daniel Oliveira e Rui Tavares fossem os menos bons.
O Grande Gonçalo Ribeiro Teles esteve bem, como sempre, fiquei com impressão que o programa de ontem serviu para o arquitecto passar o testemunho a Teixeira Pinto.
Infelizmente, se a Restauração chegar, Ribeiro Teles já não estará cá entre nós, mas se hoje o verdadeiro ideal monárquico ainda vive em Portugal é à acção de Ribeiro Teles, coadjuvado por Luís Coimbra, Henrique Barrilaro Ruas e outros que o devemos.
Paulo Teixeira Pinto surpreendeu-me pela positiva. Foi muito claro nas suas afirmações, passou facilmente a mensagem e teve uma boa estratégia para anular o contraditório que lhe foi feito.
Há por aí quem se queixe da mensagem que passou, mas como Adelino Maltez frisou hoje no seu Tempo que Passa, a mensagem e as ideias de Teixeira Pinto são as adequadas para que seja varrida uma certa má impressão que a monarquia tem no Português comum

"[...]Do mesmo modo, será impossível qualquer instauracionismo monárquico se
persistir na opinião pública a confusão entre a ideia monárquica e o aristocratismo, muito principalmente daquele que continua a ser ostentado por Certos Aristocretinos da nossa praça, maioritariamente descendendentes da falsa fidalguia do baronato devorista, que usurparam os títulos através da especulação financeira e dos golpes partidocráticos.
[...]

Sinceramente falando acho que Paulo Teixeira Pinto vai fazer com que a causa monárquica deixe de ser conhecida como "A causa sem efeito".
Mas o trabalho é enorme e vai durar muito tempo, e terá por começar pela "limpeza da casa", mas ontem fiquei com a impressão que vamos conseguir.
Sobre o Professor Adelino Maltez, já ontem falei. E hoje, tal como ele previa ontem, foi atacado pelos dois lados.
Eu não tenho nenhum motivo para o atacar. Se bem que um tanto utópico, apenas tenho a dizer que ontem Adelino Maltez apontou o caminho.
É por aí.

Sem comentários: