6 de março de 2008

Os lugares Santos Cristãos

Muito se discute sobre a localização dos locais santos cristãos de Jerusalém. Discussão alimentada pelos meios anti-cristãos a que as igrejas protestantes dão uma ajuda. Questão essa que abaixo explicarei.
Toda esta questão está bem plasmada nos guias turísticos (Lonely Planet, Eyewitness, etc), reflexo do "fascismo" politicamente correcto em que vivemos.
Neles, todos os locais santos Cristãos são designados por termos como:
  • O alegado...;
  • O suposto...;
  • Diz a tradição ...;
No entanto, para os editores não perderem a sua cabeça. Os guias turísticos afirmam inequivocamente que ...
Maomé veio a cavalo de Meca a Jerusalém, subiu aos céus para falar com Deus, desceu e voltou a cavalo para Meca, onde chegou na manhã seguinte.
O Lonely Planet afirma sem margem para dúvidas que isto sucedeu num única noite. Aliás tal como o Corão o faz.
Dúvidas também as têm os Protestantes. Mas por diferentes razões.

Monte das Oliveiras
Sendo os cultos protestantes os últimos cristãos a chegar a Jerusalém, encontraram todos os os locais santos já ocupados e divididos entre os outros cultos cristãos pelo "Status Quo" então como hoje em vigor.
Os luteranos alemães construiram uma Igreja mesmo ao lado do Santo Sepulcro. Igreja sempre fechada e que só dá sinal de vida ao meio-dia quando os seus sinos repicam sobre os telhados de Jerusalém.
Mas não possuir lugares santos para explorar em Jerusalém é um enorme óbice. Óbice esse contornado habilidosamente, por um militar Inglês que resolveu "inventar" um novo local para o sepulcros de Cristo, fora das actuais muralhas, fazendo de conta que estas eram as existentes em 33 DC, ignorando o facto de terem sido apenas construídas no Século II. Aliás este militar, que de história nada percebia, tampouco era entendido nas artes do Deus Marte, pois passados poucos anos seria massacrado em Cartum às mãos do Mahdi Sudanês. Hoje em dia Gordon de Cartum continua sendo o símbolo da incompetência no exército Britânico.
Enquanto os Anglicanos inventaram Túmulos para Jesus Cristo, os Luteranos tiveram que se dedicar à virgem, construído em pleno Monte Sião, colado ao Túmulo de David, um Pesado Pastiche neo-gótico higienizado ao gosto da nossa ASAE, onde afirmam que a Virgem se encontra a dormir.
Absolutamente diferente é o Túmulo não protestante da Virgem, uma pequena capela românica que esconde o acesso a uma gruta profunda, de cujo o tecto negro pendem centenas de luzernas a óleo

Túmulo da Virgem Maria
Entre a Higiene Asaica do Túmulo tedesco e o negro de fumo Arménio, claro que prefiro o ar mais autentico do último.
Toda esta discussão é estéril e fútil, pois em religião não importa muito se aquele foi o local efectivo ou se o mesmo se situa a 100 metros dali. A santidade de um local é construída pelos fieis que o frequentam, não pela correcção ou não do lugar, que no caso de Jerusalém podem distar apenas umas meras dezenas de metros.

Sem comentários: