18 de setembro de 2005

Comissão Europeia - Agência dos Interesses Espanhóis

As noticias que vêm de espanha, são as piores possíveis. Elas dizem pura e simplesmente que a União Europeia é apenas uma União no nome, na realidade é uma organização que beneficia unicamente os grandes países em deterimento dos mais pequenos.

Lendo as noticias do El Mundo, fiquei a saber que a toda e poderosa (apenas para Portugal) Comissão Europeia se ajoelhou perante os desejos de Madrid, declarando que apenas analizaria a OPA da Gás natural sobre a Endesa caso o governo do Sapateiro assim o desejasse.
A Comissão Euopeia, dirigida pelo português Durão Barroso, apressou-se atabalhoadamente a dizer que esta operação nada tinha a ver com a operação de carácter idêntico tentada pela EDP sobre a Gás de Portugal porque no capital da Galp exite uma participação da empresa italiana ENI

Esta declaração da Comissão é pura e simplesmente vexatória para a nossa pátria, pois trata-se apenas de uma desculpa arranjada a pressa para não incomodar o governo de Madrid nos seus interesses de ver uma empresa espanhola, como monopolista do mercado de electricidade Ibérico.

Mesmo a nível europeu esta operação é extrremamente danosa para o funcionamento dos mercados a nível europeu, pois vai criar a terceira maior empresa energética da europa e alcança uma posição de domínio do mercado. Situação que a operação da EDP, uma operação anã, quando comparada com esta, nunca alcançaria.
Atrevo-me a dizer que a proibição da operação da EDP foi proibida pala Comissão, por ordem directa do governo de Madrid.

A situação mais gritante, que demonstra que esta é uma operação orquestrada superiormente e não uma normal operação dos mercados da Bolsa, é o facto de quando a empresa ENDESA anunciou que iria opôr-se à operação, ter sido imediatamente proíbida pela comissão dos mercados (CNVM). Francisco Pizarro, presidente da Endesa declarou:
Leitura recomendada:

Sem comentários: