3 de abril de 2005

Sandálias do Pescador

Morreu ontem João Paulo II, provavelmente o maior Papa do Século XX, conjuntamente com João XXIII.
Não concordei com todo o seu longo pontificado, não concordei com a protecção dada à organização sinistra chamada "Opus Dei" e à perseguição feita à Teologia da Libertação e à rigidêz de opiniões relatimvamente ao uso do preservativo numa é poca em que a Sida grassa em todo o mundo.
Mas João Paulo II foi um campião da liberdade, principal obreiro da queda das ditaduras comunistas do leste europeu e por arrastamento de uma onda de liberdade que varreu todo o mundo, com particular destaque na América Latina, que o fim do bloco de leste também libertou dos ditadores de opereta protegidos por Washington.
João Paulo II foi o papa do diálogo ecuménico, o primeiro pontifice a ser convidado a entrar numa mesquita e na própria catedral de Cantuária, desde que Henrique VIII inventou a igreja anglicana para se poder divorciar.
João Paulo II foi o papa que pediu desculpa pelos excessos passados do catolicismo e sobretudo ao povo judaico. Também foi o Papa que ao fim de 300 anos, indultou Galileu da sua condenação pelo Santo Oficio.
Por tudo isto e muito mais João Paulo II deixou uma marca na História que será lembrada para todo o sempre.
Que descanse em Paz

Sem comentários: