22 de abril de 2005

Enterrar a cabeça na areia

Caro J. Sarto

Eu sei que os nossos pontos de vista sobre o Papa Bento XVI são diametralmente opostos. Você acha-o progressista, eu considero-o um imobilista face aos grande desafios que a igreja católica tem pela frente.
Ratzinger é o responsável pelos pontos mais negativos do pontificado de João Paulo II. O seu conservadorismo, sobretudo no que diz respeito ao excesso de zelo que representou a perseguição implacável à teologia da libertação, teologia essa, que necessitava, é certo, de certas correcções na rota, mas nunca a sua completa desautorização e excomungação. Esse facto fez com que a Igreja Católica se imobilizasse na América latina (onde vivem a maioria dos católicos no mundo), perdendo o estatuto de defensora dos pobres, excluídos e ostracizados das suas sociedades o que escancarou as portas às religiões evangélicas, que a troco de “milagres” a feitio e paraísos por dez reis de mel coado, conseguiram que últimos 25 anos a igreja católica Brasileira passasse de uma implantação de 98% para 75%, o que correspondeu a uma perda de cerca de 50 milhões de fiéis. Isto tudo aconteceu durante o pontificado de João Paulo II, que foi o Papa mais carismático do Século XX, possuidor de uma dicção envolvente e carinhosa, que arrastava multidões de crentes, e não só, atrás de si.
Bento XVI não é carismático, a sua voz fina é o oposto da voz quente e envolvente de João Paulo II, os evangelistas da América latina devem dar graças a deus, pois muito provavelmente conseguirão que o Brasil deixe de ser um país maioritariamente católico numa curto espaço de tempo.
Mas não é só na América Latina que a Igreja Católica se depara com um futuro pouco promissor. Apesar de João Paulo II ter conseguido difundir um enorme entusiasmo entre a juventude europeia, sobretudo nas suas viagens, verificava-se que apesar de genuinamente católicos, esses jovens europeus frisavam bem que eram “católicos à sua maneira”. Ou seja, não secundavam o Pontifice em muitas das suas determinações. O que explica a abrupta queda nas vocações e a diminuição na frequência nos serviços religiosos verificada no último quarto de século.
Mas o desafio europeu não está só na juventude. A Europa é um continente perdido, completamente entregue a uma laicidade dominante, e aqueles que não se revêem nesta laicidade não procuram a igreja católica, procuram o Islão, ou nos países em que o Islão está praticamente ausente, os evangelistas Sul-Americanos.
Hoje no Público (sem direito a link), Tymothy Garton-Ash, coloca o dedo na ferida:
“Entretanto, tanto a imigração como o projectado alargamento da União Europeia estão a transformar o Islão na fé mais dinâmica e com maior crescimento na Europa. Em Berlim, por exemplo, o Islão é a segunda maior confissão activa depois dos protestantes mas antes dos católicos.
Joseph Ratzinger tem todo o conservadorismo de João Paulo II, sem nenhum do carisma. Pode ser encantador, arguto e convincente no debate intelectual. Mas para uma audiência mais ampla a sua voz suave e muito colocada e os seus tranquilos gestos professorais não conseguem comparar-se com os dotes comunicacionais do grande actor que foi o seu predecessor.
(Bento XVI) pode viver para ver como será a UE em 2015. Esta Europa será seguramente mais islâmica nas suas regiões mais pobres e mais laica nas suas regiões mais ricas. Se será uma Europa melhor é outra questão.”


Partilho a visão de Garton-Ash sobre a Europa de 2015, mas eu não tenho dúvidas, essa Europa será uma Europa infinitamente pior.
Esperava que os cardeais do conclave tivessem tido isso em conta, infelizmente em vez de avançar para o futuro, aproveitando o grande trabalho de João Paulo II, que apesar de criticar certos pontos do seu pontificado, considero o maior Papa do Século XX, preferiram fazer como a Avestruz.
Perdem eles, perdemos todos nós.

Sem comentários: