10 de janeiro de 2011

O outro lado do Espelho do "Glamour"

Todo o país ficou chocado com o sucedido a Carlos Castro. Aquilo que, o agora aspirante a Sing-Sing fez tem explicação! Mas não tem desculpa, nem qualquer atenuante.

Antes de me alongar, importa refirir que não gostava da “figurinha” Carlos Castro. Era uma “bichona” nojenta, com a mania que era bom e era desprovido de qualquer pontra de ética, ao ser cronista social e agenciador de “famosos” para festas. Os seus agenciados eram elogiados e os “agenciados” por outrem, eram criticados, acintosamente na maioria das vezes. Mas aquilo que lhe aconteceu, eu nãoo desejo nem ao meu pior inimigo.

A morte de Carlos Castro revela uma ponta do iceberg da manipulação de sonhos de uma certa juventude, que apenas aspira a uma vida de ócio, debaixo das luzes da ribalta, sempre em festas e com dinheiro fácil. Para quem não tem “pedigree” ou dinheiro, a entrada nesse mundo tem de ser feita através de uma muleta, como a profissão de Actor ou de modelo.

Mas para aceder a essas “muletas”, é necessário ter um “padrinho” ou tio (no caso de Carlos Castro). São geralmente pessoas do meio, gays ou hetero, homens ou mulheres, que dominam os cordelinhos dos “castings”, escolhendo a dedo, os jovens que, não sabendo representar, possuem dois dedos de cara e corpo. Estes “Padrinhos” prometem sucesso e entrada no mundo das festas a troco do controlo total da sua vida profissional e afectiva.

Quantos dos “Moranguitos e Moranguitas” (jovens actores e actrizes) conseguem os seus papeis em novelas, sem terem que "ir ao castigo" junto do “Padrinho” - Acho que os dedos de uma das nossas mãos chegam para os contar.

Conheço até uma caso, passado há uns anos atrás,de um ex-actor, quecontrolava “castings” de uma produtora. Um dia encontrou as malas à porta de casa, pois durante a época de audições, não sobrava nada para a mulher.

Em Nova Iorque, vimos o outro lado do espelho da vida de “Glamour” e a vista é tudo menos bonita.

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

Oh Bonifácio, menos bonita? Isso é linguagem abixanada o outro lado do espelho da vida de "Glamour" é HORRÍVEL.

João Amorim disse...

A resposta ao sucedido está na forma como foi prepertado: a saca-rolhas