4 de janeiro de 2011

Não é part-time - É apenas incompetência

Como monárquico olho para as próximas eleições como um muçulmano para uma febra mas não posso deixar de achar que neste gruopo de candidatos, existe uma pessoa com carácter, 3 pataratas, um pateta alegre e um palhaço sem farda.

Desde há semanas que o único tema da campanha são umas acções da SLN que o candidato Silva comprou e depois vendeu com 140% de mais valia. Estes movimentos ocorreram numa altura em que na bolsa certas acções se valorizava a 1000%. A dizer alguma coisa este facto apenas demonstra que o Candidato Silva não tem futuro como especulador bolsista.

Ontem o Candidato Silva afirmou que a gestão actual do BPN é assegurada em part-time, o que motivou a ira dos outros candidatos. A meu ver esta ira não tem qualquer razão de ser, e para isso socorro-me de um postal de Norberto Pires no insuspeito "De Rerum Natura"



[...]Se as perdas fossem assumidas hoje, o custo directo para o Estado era de 2,5 mil milhões de euros. Se o BPN deixar de pagar o empréstimo à CGD temos de somar mais 4,8 mil milhões de euros, o que dá algo da ordem dos 7,3 mil milhões de euros. É um número astronómico.

Para terem uma ideia, com esse dinheiro era possível:
1. Construir
70 hospitais pediátricos como o de Coimbra (cada um custa 104 milhões de euros);
2. Comprar
486 mil FIAT 500 (cada um custa 15 mil euros);
3. Comprar
30 Airbus A380 (cada um custa 253,3 milhões de euros);
4.
Pagar o funcionamento de todas as universidades portuguesas durante 10.4 anos (custam ~700 milhões de euros por ano);
5.
Pagar 500 euros por mês a cada desempregado (600 mil actualmente) durante 24,3 anos (custaria 300 milhões por ano);
6.
Construir o TGV com ligação ao Porto (5 mil milhões) e a Madrid (2,2 mil milhões) sem precisar de ajuda da UE;
7.
Construir o novo aeroporto em Alcochete (5 mil milhões) e ainda sobravam 2,3 mil milhões para fazer hospitais, escolas, etc.
8. Fazer cerca de
141 obras iguais ao Metro Mondego (o custo da 1ª fase é de ~52 milhões de euros) que beneficiaria várias centenas de milhares de pessoas da zona centro de Portugal.[...]

Ao que eu acrescentaria

9.- Mandar construir 15 submarinos (Ou melhor construir uma marinha completa -Fragatas + Corvetas + patrulhas - inteiramente nova em folha.

Ao chamar "gestão em part-time" o Candidato Silva estava apenas a ser simpático com os senhores. Os números acima apontados mostram que actualmente o BPN ou é gerido por incompetentes ou é um veículo de transferência de dinheiro para um lado qualquer.

Com uma gestão assim mais valia porem lá os bonecos do contra-informação. o menos poupava-se nos salários

Sem comentários: