Desde há semanas que o único tema da campanha são umas acções da SLN que o candidato Silva comprou e depois vendeu com 140% de mais valia. Estes movimentos ocorreram numa altura em que na bolsa certas acções se valorizava a 1000%. A dizer alguma coisa este facto apenas demonstra que o Candidato Silva não tem futuro como especulador bolsista.
Ontem o Candidato Silva afirmou que a gestão actual do BPN é assegurada em part-time, o que motivou a ira dos outros candidatos. A meu ver esta ira não tem qualquer razão de ser, e para isso socorro-me de um postal de Norberto Pires no insuspeito "De Rerum Natura"
[...]Se as perdas fossem assumidas hoje, o custo directo para o Estado era de 2,5 mil milhões de euros. Se o BPN deixar de pagar o empréstimo à CGD temos de somar mais 4,8 mil milhões de euros, o que dá algo da ordem dos 7,3 mil milhões de euros. É um número astronómico.
Para terem uma ideia, com esse dinheiro era possível:
1. Construir 70 hospitais pediátricos como o de Coimbra (cada um custa 104 milhões de euros);
2. Comprar 486 mil FIAT 500 (cada um custa 15 mil euros);
3. Comprar 30 Airbus A380 (cada um custa 253,3 milhões de euros);
4. Pagar o funcionamento de todas as universidades portuguesas durante 10.4 anos (custam ~700 milhões de euros por ano);
5. Pagar 500 euros por mês a cada desempregado (600 mil actualmente) durante 24,3 anos (custaria 300 milhões por ano);
6. Construir o TGV com ligação ao Porto (5 mil milhões) e a Madrid (2,2 mil milhões) sem precisar de ajuda da UE;
7. Construir o novo aeroporto em Alcochete (5 mil milhões) e ainda sobravam 2,3 mil milhões para fazer hospitais, escolas, etc.
8. Fazer cerca de 141 obras iguais ao Metro Mondego (o custo da 1ª fase é de ~52 milhões de euros) que beneficiaria várias centenas de milhares de pessoas da zona centro de Portugal.[...]
Ao que eu acrescentaria
9.- Mandar construir 15 submarinos (Ou melhor construir uma marinha completa -Fragatas + Corvetas + patrulhas - inteiramente nova em folha.
Ao chamar "gestão em part-time" o Candidato Silva estava apenas a ser simpático com os senhores. Os números acima apontados mostram que actualmente o BPN ou é gerido por incompetentes ou é um veículo de transferência de dinheiro para um lado qualquer.
Com uma gestão assim mais valia porem lá os bonecos do contra-informação. o menos poupava-se nos salários
Sem comentários:
Enviar um comentário