9 de janeiro de 2009

Ingenuidades

Eu sei que já vou a caminho da meia-idade, mas nos dias de hoje com a quantidade de informação disponível, mesmo os mais novos têm acesso a tudo aquilo que se passou, mesmo ao que aconteceu antes de terem nascido.

No 5 Dias, Catarina Henriques (de que não sei a idade, mas deve ser bastante nova), num postal interessante afirma que:

"[...]As mulheres deixaram (em 2008) de ser mascotes e passaram a ser músicas com M grande, habitués com lugar cativo na cena de música contemporânea. Amén![...]

Por amor de deus!

Janis Joplin, Sandy Denny, Joni Mitchell, Kate Bush, Marianne Faithfull, Carole King, Patti Smith, Suzanne Vega, Laurie Anderson, Kryssie Hynd, Sade Adu, e fiquemos apenas por uma lista não exaustiva de cantoras/compositoras, não entrando nas mulheres que apenas foram cantoras. São, no entender da Catarina Henriques "Mascotes"???? Sem lugar cativo na cena da música contemporânea???

Mas que Mulheres de 2008 é que Catarina Henriques está a pensar? Alanis Morrissete? Sheryl Crow? Quem são estas "gajas" ao lado de uma Carolle King (Única compositora com êxitos nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90. 5 décadas de êxitos! Nem sei se Irving Berlin a suplantou!

Ou será que se está a referir àquelas cantoras tiradas a papel químico, de raça indefinida, de usar e deitar fora tipo Alicia Keys, Rhyanna e aquela que usa a roupa 3 números abaixo do seu corpo e que não me lembro o nome? Quem são estas tipas ao lado de uma Aretha ou de uma Diana Ross?
Aproveitando o seu bom ouvido, espero que durante o ano de 2009, dedique bastante do seu tempo a ouvir as verdadeiras compositoras com M grande desde há bastantes anos têm lugar cativo em toda a música contemporânea.

Sem comentários: