2 de setembro de 2008

O Château de Viana e um Polvo que ninguém comeu

Hoje e completamente por acaso, tropecei na página da presidência portuguesa da UE, onde encontrei este texto sobre a gastronomia nortenha.

Se gosta de comer então tem de experimentar as verdadeiras iguarias da Região do Norte, donde sobressaem o caldo verde, o bacalhau, os rojões, o pato com arroz, o arroz com bacalhau e o polvo à Margarida da Praça (Viana do Castelo), o eiroz cozido e o sargo (Caminha), o bacalhau à Miquelina (Paredes de Coura), o cabrito assado, o sável e a lampreia (Monção), os presuntos (Melgaço), as tripas à moda do Porto, as papas de serrabulho (Guimarães) e feijoada à transmontana.

Em relação aos doces, não podem faltar as rabanadas, os sonhos, o pão-de-ló, os papos-de-anjo, as barrigas-de-freira, o doce de travessa, o arroz doce, a aletria, as tortas de Guimarães e o toucinho-do-céu.

Mas ao ler a versão francesa, deparei-me com uma pérola da tradução (esta nem o Pacheco Pereira descobriu), que antigamente se dizia em tom de piada, mas que a presidência da UE elevou a "dicionário".

Si vous aimez manger alors goûtez les merveilleux mets de la Région du Nord, où se distinguent le 'caldo verde', la morue, les rillons, le riz au canard, le riz à la morue et le poulpe à la Margarida da Praça (Viana do Château), l'«eiroz» bouilli et le sargue (Caminha), la morue à la Miquelina (Paredes de Coura), le chevreau rôti, l'alose et la lamproie (Monção), les jambons crus (Melgaço), les tripes à la mode de Porto, les «papas de serrabulho» (Guimarães) et le cassoulet à la transmontana.

En relation aux gâteaux, le pain perdu, les beignets, la génoise, les «papos-de-anjo», les «barrigas-de-freira», le gâteau de «travessa», le riz doux, l' «aletria, les tourtes de Guimarães et le «toucinho-do-céu» ne peuvent pas manquer.

Fiquei sem perceber porque é que Viana ficou com um Château e Paredes de Coura não foi traduzida para "Murs de Coura" ou Caminha para "Petit Lit".

Mas ainda há pior!

Supostamente este texto deveria ter sido escrito por um especialista, mas não foi. Aliás, e diga-se de passagem, que quem escreveu este texto entende que a "gastronomia" é algo que não existe para além da mesa de um Mac Donalds. Só por isso pode promover como uma especialidade um prato que nenhuma pessoa, a começar por ele próprio. alguma vez provou.
Habituado o gosto padronizado dos Hamburgueres o tal especialista comeu "Bacalhau à Margarida da Praça" e pensou estar a comer Polvo!!!!

Por amor de Deus, nem o Goucha escreveria uma patacoada destas.

Sem comentários: