14 de agosto de 2007

14 de Agosto

Hoje comemoram-se os 622 anos da gesta heróica da Batalha de Aljubarrota. Nesses tempos 10 Castelhanos não chegavam para um Português. Nos campos de São Jorge, o brilhantismo do Mestre de Avis e a liderança e visão estratégica do Santo Condestável escreveram uma das páginas de glória da nossa história.

Hoje a realidade é bem distinta. Os Castelhanos continuam a valer pouco. No entanto continuam a projectar uma força inexistente, similar à do Exército de D. João de Castela. No entanto a diferença reside em Portugal. Os portugueses de hoje, ao contrário dos Portugueses de 1385, acreditam que a força de espanhola é ainda maior que aquela que os próprios espanhóis julgam possuir.

Há pouco tempo atrás, num daqueles seminários, promovidos por entidades governamentais, dedicado ao intercâmbio Portugal/Espanha, os empresários espanhóis disseram o que costumam dizer nestas ocasiões, todos começam os seus discursos dizendo:

Hola, éu estóu apriendendo el Pórtugués, más nau hablo bem, perdonarme péro boy hablar en español.” – Todos sem excepção meteram esta “cassete”.

Os empresários portugueses, daqueles que se acham muito importantes, mostraram o verdadeiro tamanho da sua dignidade e estatura moral dirigindo-se aos presentes em “castelhano”. Isto em Portugal e numa conferência com “tradução simultânea”.

Mais do que uma nova Aljubarrota, Portugal necessita de um novo 1º de Dezembro, para mandar estes mentecaptos aprendizes de Miguel de Vasconcelos ou Cristóvão de Moura pela janela fora.

Sem comentários: