21 de novembro de 2009

Figuras de Estilo europeias

35 anos depois do 25 de Abril, os "democratas" lusos e europeus exultam com a eleição nomeação do "presidente" da Europa, um belga com cara de Vasco Granja em versão antipática e da nomeação da "ministra dos negócios estrangeiros", uma baronesa com cara de mulher-a-dias.

O mais fantástico é ver que no dealbar do ano do nosso "centenário da República", a União Europeia arranje um "Presidente" com menos legitimidade que o Almirante Américo Tomás (Este era eleito por duas centenas de portugueses, enquanto que o "qualquer coisa Rompe", foi eleito por 27 europeus).

O mais fantástico é que esta figurinha era o primeiro-ministro da Bélgica, opção n.º 30 da lista de primeiro-ministeriáveis lá do "plat pays".
Quanto à Baronesa-com-cara-de-mulher-a-dias, acho que nunca desempenhou qualquer cargo (se exceptuarmos o lugar de presidente da Câmara dos Lordes", cujas funções se resumiam a bater com um bastão no chão para acordar a sala e pouco mais), e por isso parece ter o perfil e a experiência para falar em nome de 27 estados com todos os líderes mundiais.

Verdadeiramente, a União Europeia passou a ser uma mera Figura de Estilo.
Ou sou eu que ando cego, mas todos os líderes estão muito contentes com isso.

1 comentário:

Bic Laranja disse...

Não anda nada cego. A observação daqui é assaz acutilante.
Cumpts.