24 de outubro de 2007

Politicos Portugueses - Um caso grave de iliteracia

Como não me acho Burro, nem analfabeto, hoje, resolvi dedicar à leitura do “Tratado” cerca de meia hora.
Rapidamente conclui que:

Apesar de nunca ter reparado, devo possuir uma inteligência acima da média (medida pelo referencial "Vitálico"), pois num instante cheguei à página 9 e ... detive-me aí.

E porque parei na página 9? Porque nessa página existe um artigo que me fez luz sobre o estranho comportamento, que os líderes europeus e certos líderes nacionais. apresentam nos últimos dias.
Nessa página está um artigo que me fez chegar à conclusão que este tratado que ainda não foi ratificado nem assinado já está a ser violado!

A imagem representa parte do artigo 8º-A, tal como consta na página 9 do documento


De acordo com o ponto 3 do artigo 8º-A, a ratificação do tratado pelos parlamentos e não pelo sufrágio directo dos eleitores, através de um referendo é …. Uma violação próprio tratado.

Não havendo, sob o ponto de vista técnico, qualquer motivo para a não organização de um referendo, a ratificação do tratado pelos parlamentos nacionais não é a maneira mais aberta, nem a mais próxima possível dos cidadãos, de tomar uma decisão.

O PS, PSD e CDS, que apresentaram o referendo como parte integrante dos seus programas eleitorais, estão a violar o tratado de Lisboa ao não cumprirem com a sua promessa eleitoral. Impedindo a expressão da vontade dos cidadãos sobre a decisão sobre o tratado não estão a contribuir para a criação de uma consciência política europeia. Violação clara e flagrante do ponto 4 do art.º 8º-A do tratado de Lisboa.

Ao ler isto, chego à conclusão que, nem o Lente Vital, nem os governantes e nem os líderes partidários leram o “Tratado”. Ou se leram não o compreenderam nem o conseguiram interpretar – Um caso grave de iliteracia, que nas pessoas em questão, talvez explique as atitudes que estão a tomar.

Sem comentários: