2 de junho de 2007

Vândalos à solta pelas ruas de Riga

Aquilo que aconteceu a um grupo de Portugueses na Letónia apenas pode ser imputado ao "sistema" educativo Português. Este "sistema" auxiliado pela demissão educativa dos progenitores, desde há muitos anos que se dedica a aumentar o grau de ignorância. O caso dos passeios a Lloret de Mar e das Bandeiras Letãs de Riga é apenas um dos seus corolários.
Desde sempre que o sistema educacional Português se esquece de incluir aulas sobre coisas simples como "Cidadania", "direitos e deveres dos cidadãos" e educação cívica. Por isso não é novidade nenhuma que os Portugueses de hoje em dia olhem para as bandeiras como meros pedaços de pano, que até dão jeito para fazer lenços para a cabeça.
Até aqui tudo bem.
O problema é que em Países mais avançados, a bandeira é um simbolo pátrio que é, e tem de ser respeitado. Desrespeitar uma bandeira nacional é ofender toda a população dessa nação.
Ofender a nação Letã foi o que um grupo de Bandalhos Portugueses e Espanhóis fizeram quando roubaram umas quantas bandeiras num parque público de Riga. Claro está que foram presos e bem presos e espero que os que vão a julgamento sejam devidamente punidos.
Hoje, uns destes bandalhos (Todos a necessitar de um corte à escovinha) apareceram na TV, à beira dos responsáveis pela sua má educação - os seus Papás - puseram-se a fazer queixinhas sobre a Policia Letã apresentando-se, como não podia deixar de ser, como vitimas. Os seus estúpidos Papás acenavam a cabeça em sinal de aprovação.
Estes palermas deviam era estar calados, pois por estranho que pareça a Policia Letã não os encheu com uma carga de porrada de Cavalo-Marinho (A melhor punição para este delito), limitou-se a detê-los para julgamento, tendo inclusivé libertado uns quantos após algumas breves averiguações.
Espero que as autoridades Letãs condenem estes mal-criados a uma boa pena de prisão. Pode ser que saiam de lá mais bem educados e com mais respeito pelos simbolos sagrados de um País.

Sem comentários: