20 de junho de 2007

A Blogosesfera não se cala!

Dizia o Arrebenta que:

"Nos tempos dos meus avós e bisavós, havia um solitário Rafael Bordalo Pinheiro, que editava a sua pequena gazeta caseira, onde satirizava o desgraçado Rei D. Carlos, que Deus tenha, e todos os dias lhe apreendiam a edição, com a reprimenda final de que, "se voltasse a caricaturar o Rei", o enfiavam na prisão, e o Rafael, teimoso, não o voltou a caricaturar: pintou uma barrica, com uma abóbora, a servir de cabeça, e lançou para a rua a nova edição."

A História é verdadeira, só que não se passou com Bordalo Pinheiro. Este não era nada solitário, e a sua gazeta era tudo menos “caseira”, pois não havia republicano com as costas mais quentes que ele.
A História passou-se com Leal da Câmara, que tinha muito mais nível que o mal-criado do Bordalo. Se Leal da Câmara vivesse hoje e caricaturasse o Presidente e Primeiro-ministro como caricaturou El-Rei D. Carlos, José Luciano, Hintze Ribeiro e João Franco, com certeza que andaria aos caídos, desempregado, sem lugar onde pudesse exercer a sua profissão e todas as portas se fechariam na sua cara, pois quem se mete com aqueles senhores, LEVA.

Aqui vai a famosa caricatura.


No entanto não estou de acordo com o que o Arrebenta propõe. O silêncio da Blogoesfera é exactamente o que Sócrates e o resto da “corja”, com particular destaque para todos os aprendizes que aspiram a ser “Juízes Veiga” desejam.

Nestes tempos em que nuvens negras escurecem os céus da nossa pátria é que a Blogoesfera, bem como todos aqueles para quem “liberdade de expressão” é algo mais que duas palavras vãs num discurso não se podem calar.

Sem comentários: