23 de janeiro de 2007

O Caso Esmeralda – fernanda câncio

[…]não podia ter acontecido mais cedo porquê, paulo? o pai não podia ter perfilhado a filha sem testes? não podia, se queria tanto saber se era dele o espermatozóide, pagar uns testes do seu bolso (repito-lhe, custam 1500 euros no IPATIMUP) e ter o resultado em duas semanas?[…]

Cara fernanda. O que o pai Baltazar fez foi exactamente o que eu teria feito se uma “one nigth stand” me aparecesse à frente 10 meses depois com uma criança. E isso aconteceria se essa “one nigth stand” fosse uma brasileira desesperada, à procura da legalização ou uma colega sua, engatada num qualquer bar do Bairro Alto.

A que propósito é que o pai Baltazar haveria de pagar do seu bolso os testes de paternidade? Para si fernanda, 1500 euros podem ser uns trocos usados para comprar um ou dois pares de botas, mas para o pai Baltazar é dinheiro que custa vários meses a ganhar, talvez mesmo anos!

Porém o Pai Baltazar nunca se recusou a fazer os testes de paternidade, disse sempre se estes provassem a sua paternidade assumiria todas as responsabilidades. Se os testes demoraram vários meses, tal se deveu a atraso por parte do tribunal (talvez não tivesse verba disponível). Assim que recebeu o resultado dos testes o Pai Baltazar fez aquilo que qualquer pai responsável faria e fê-lo de acordo com os meios legais que tinha ao seu dispôr, mesmo dispondo de parcos recursos - o essencial é isto.
Outra coisa essencial é o facto de o Sargento ter ignorado a lei, desde o método de adopção até ao cumprimento das medidas decretadas pelos tribunais.
Porque é que o Sargento e sua fugitiva mulher apenas se inscreveram na Segurança Social como candidatos à adopção depois de o Pai Baltazar ter iniciado o processo de regulação de poder paternal?

Uma coisa é certa, aquilo que se veicula hoje sobre este caso, nos meios de comunicação, é em 95% dos casos pura mentira ou omissão premeditada.

Só não sei se o que se está a passar é uma conspiração ou apenas um grave caso de iliteracia aplicada.
Uma coisa é certa a culpa da histeria que se vive é dos (maus) Jornalistas e respectivos meios de comunicação.

Sem comentários: