20 de março de 2006

Clássicos II - Showboat

"Showboat" com música de Jerome Kern e letras de Hammerstein e P.G. Wodehouse é considerado o primeiro musical americano. Antes dele havia o Vaudville e as Folies. Depois dele tudo mudou, e a cultura norte-americana ganhou uma das suas facetas mais importantes do século XX.

"Showboat" é uma história passada nos anos 80 do século XIX, sobre os encontros e desencontros da vida, à volta de um "showboat" - barco a vapor que subia e descia o mississípi apresentando espectáculos nas povoações ribeirinhas. A peça estreou em 1927, montada pelo famoso empresário Ziegfeld.
Em 1951 conheceu uma adaptação memorável para cinema, com Katarin Grayson, Ava Gardner e Howard Keel.

Mas de Obra-Prima e fundadora do musical americano , Showboat passou a pária. O facto de nele existirem músicas com os chamados "Chorus slaves" que retratavam a vida das populações de negros do Mississípi como no próprio coro de abertura:

"
Niggers all work on the Mississippi.
Niggers all work while the white folks play-
Loadin' up boats wid de bales of cotton,
Gittin' no rest till de Judgement Day
"

Desde há 20 anos atrás que qualquer tentativa de reposição desta obra-prima depara com a oposição das, eufemisticamente, chamadas "Minorias étnicas".
O ódio é tão grande que nem mesmo versões politicamente correctas, nas qual o termo "nigger" é substituído por um hilariante "Colored folk" são aceites.

Mas como eu me estou nas tintas para o que as "minorias pensam, aqui vai o grande tema de Showboat - Ol' man river, na interpretação de Paul Robeson, considerada a melhor.


Sem comentários: