22 de janeiro de 2006

Catacumbas

Através do Diário de Lisboa, cheguei a este site espectacular sobre as catacumbas de Paris.
As catacumbas parisienses são na realidade antigas pedreiras subterrâneas, que foram exploradas desde o século XII (Filipe Augusto) até 1860. Hoje em dia subsistem em várias zonas da capital Francesa, cerca de 300 Km de galerias

A partir de 1860, as pedreiras passaram a albergar os ossários dos cemitérios de Paris. Este facto fez com que se passassem a chamar de "Catacumbas", tal como as suas congéneres milenares de Roma. Durante o resto de século XIX, passaram a ser um dos locais mais visitados de Paris.
Hoje em dia apenas uma reduzidíssima parte está acessivel ao grande público. O Resto encontra-se escondido dos olhos do grande público, sobretudo devido à acção de Chirac, ao tempo "Maire" da cidade-luz, que dedicou boa parte do seu tempo a injectar betão nas catacumbas e a fechar todos os seus possíveis acessos.

Mas o fruto proibido é o mais apetecível e Chirac perdeu a batalha contra os "cataphiles", que continuam a dedicar à exploração desta Paris subterrânea desconhecida da maior parte dos próprios Parisienses. Na "zona escondida" podemos encontrar preciosidades, tais como:

Um castelo miniatura, todo em Pedra

Galerias intermináveis

Aquedutos perdidos

Ossários esquecidos

Sem comentários: