2 de novembro de 2007

Paul Tibbets (1915-2007)

Paul Tibbets faleceu ontem aos 92 anos de idade. "Durmo bem todas as noites" afirmou ele. Acredito que não sinta remorsos, nem acho que tenha razão para os sentir, mas sabendo que ao executar a missão que lhe tinha sido atribuída, morreram 100 000 pessoas muitas noites devem ter sido em branco.

Ao contrário de muita gente eu acho que a decisão de usar a arma atómica contra o Japão (Decisão a que Tibbets foi alheio) foi acertada.
No momento imediato a a bomba poupou dezenas de milhares de vidas Norte-Americanas e centenas de milhares, senão mesmo milhões de vidas Japonesas (Na tomada de Okinawa, morreram 150 000 civis Japoneses, uma grande parte por suicídio).
A longo prazo, a acção de Tibbets e os mártires de Hiroshima e Nagasáki garantiu a paz e a não utilização da arma atómica até aos dias de hoje.

Tibbets foi um bom militar, cumpriu escrupulosamente a missão que lhe foi confiada. não foi ele o responsável pela morte dos civis japoneses. Mas mesmo assim deve ter sido difícil para ele, viver bem estes ultimos 60 anos.

Sem comentários: